Caminhada “Pequenos Passos Grandes Gestos” decorre esta tarde na Guarda
As caminhadas “Pequenos Passos Grandes Gestos” vão regressar ao formato habitual após dois anos de limitações impostas pela pandemia de covid-19 e as expectativas continuam em alta. «São sempre as melhores», afirma Olga Braz Pereira, coordenadora distrital do Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), promotor local do evento, a acontecer este Sábado, Dia Mundial da Saúde da Mama, na Guarda. A concentração está marcada para as 14h30 na Alameda de Santo André, de onde parte, meia hora mais tarde, rumo à Praça Luís de Camões (Praça Velha).
«Vamos acreditar que vai tudo correr muito bem depois de dois anos em que fomos obrigados por questões de pandemia, sobejamente conhecidas, em não concretizar a caminhada “Pequenos Passos Grandes Gestos”» nos moldes habituais
Em 2020 e 2021, recorde-se, as caminhadas foram efectuadas livremente, de forma individual ou em pequenos grupos, sem horário marcado ou percurso definido por forma a prevenir eventuais ajuntamentos. Ainda assim, «foram muitas as iniciativas de instituições, de associações, de pequenos grupos, que foram muito para além daquilo que estavamos à espera». «As pessoas, desde entidades, de instituições, pequenas ou grande empresas, pessoas anónimas, pequenos grupos, foram realmente fantásticas da maneira como aderiram a este apelo de angariação de fundos para esta causa», atesta Olga Braz Pereira, confessando a «nossa gratidão para todos».
«Sabemos que esta iniciativa de sensibilização para a grande necessidade da prevenção e da detecção precoce do cancro da mama, angariação de fundos a favor da mulher, da família e dos cuidadores, é respeitada e acarinhada na nossa cidade, no nosso concelho e noutros concelhos do distrito, e não posso deixar de realçar, apesar de tantos problemas ligados à pandemia e dos limites que a pandemia trouxe, a forma como todos responderam sim à solidariedade para com esta causa», reforça a coordenadora distrital. «E este ano vai ser um reencontro, cheio de emoções, e vai ser mais caminhada de esperança, sem dúvida», acredita.
A iniciativa, que cumpre a sua 12ª edição, já contou desde a primeira edição, em 2010, com a adesão de «mais de 120.000 participantes, constituindo-se como um movimento solidário que visa, por um lado, sensibilizar para prevenção do cancro da mama e, por outro, apoiar as mulheres a quem foi diagnosticada a doença», lembra o Núcleo Regional do Centro da LPCC em comunicado.
Está integrada no conjunto de iniciativas “Outubro Rosa”, que têm por finalidade sensibilizar a sociedade para a problemática do cancro de mama e da sua prevenção e de divulgar os serviços de apoio à mulher, familiares e cuidadores, que disponibiliza.
É organizada pelas voluntárias do Movimento Vencer e Viver, também elas sobreviventes de cancro da mama, um movimento de entre-ajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que se baseia no contacto pessoal entre uma mulher que está a viver uma situação de particular vulnerabilidade – cancro da mama – e uma voluntária que já passou por uma situação semelhante.
Tem como objectivos o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher e sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Funciona em Coimbra e tem extensões de funcionamento nas sete cidades da região Centro onde se realizam as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, nomeadamente Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu, explica o Núcleo.