Campanha do “Pirilampo Mágico” até 6 de Novembro
Desde Sábado que é possível adquirir os produtos da campanha “Pirilampo Mágico”, com a qual se pretende angariar fundos em favor das CERCI (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas) e outras organizações congéneres. A campanha decorre até 6 de Novembro.
Este ano, o Pirilampo Mágico aderiu ao mundo digital, através dos CTT. Mas os locais físicos de distribuição continuam disponíveis (balcões do Banco Montepio, balcões dos CTT, bancas de rua, superfícies comerciais, Escolas Públicas do Ensino Básico e Secundário…).
O presidente da República apelou Sábado aos portugueses para aderirem à causa das pessoas com deficiência comprando o objecto que desde 1987 é o símbolo desta «luta», num ano em que as dificuldades atingirão os mais vulneráveis.
Discursando no lançamento da campanha Pirilampo Mágico 2022, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa desafiou «cada portuguesa e cada português, nos CTT, “online”, no Montepio, em ligação com a Fenacerci e com as CERCI dê esse pequeno contributo» e pediu que sejam «especialmente generosos», num ano em que «lhes custa um bocadinho mais».
Marcelo Rebelo de Sousa apontou que esta campanha chega directamente a «mais de 25 mil pessoas» com deficiência intelectual ou multideficiência que são apoiadas pelas CERCI, e «indirectamente serve muitos mais».
O presidente da República considerou também que este ano este boneco com dois grandes olhos e uma antena «é simbólico» porque tem a «cor do problema máximo deste tempo», «azul petróleo».