Campanha “Somos Serra da Estrela” propõe novo olhar sobre o território

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela lançou hoje a campanha “Somos Serra da Estrela” que propõe um novo olhar sobre o território e pretende dar a conhecer a serra «mágica, especial e ainda desconhecida». «Numa altura em que as expectativas aumentam para a chegada dos primeiros flocos de neve, o desafio passa por vir à serra, mas descobrir outros encantos, espaços naturais, locais inusitados e ainda desconhecidos que urge conhecer e vivenciar» pelos turistas, refere a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, no âmbito da iniciativa “Somos Serra da Estrela” a CIM-BSE está a preparar um conjunto de iniciativas inovadoras em cada um dos 15 concelhos, com um propósito primordial: «há um outro lado da Serra da Estrela que ainda está por descobrir e que vai muito para além dos roteiros turísticos». «Ser Serra da Estrela é ter na memória as lendas milenares das aldeias históricas e castelos, é sentir na pele o ar puro dos trilhos selvagens e encostas brancas de neve», lê-se.

É, acrescenta, «ter à mesa sabores intensos e tradicionais. É ouvir de viva voz as suas gentes para entender uma identidade e cultura próprias. É esta serra mágica, especial e ainda desconhecida que a CIM-BSE quer dar a conhecer aos turistas, convidando-os a passear também pelas emoções e pelas estórias escondidas, explorando lugares únicos e mergulhando nas entranhas da serra».

Segundo a nota, o desafio é fazer com que cada turista «se sinta também parte da identidade da Serra da Estrela e a leve consigo quando regressar a casa».

«Se já tem mil razões para conhecer a Serra da Estrela, a CIM-BSE deixa a garantia, há pelo menos mais outras mil. É muito provável que, pelo menos uma vez na vida, tenha subido à Torre e tirado uma foto com neve. Mas há ainda tanto para descobrir que o repto lançado aos turistas é mesmo regressar e ficar por vários dias», sublinha.

A campanha assenta, essencialmente, em três pilares: a promoção turística, a valorização das gentes e produtos autóctones e a criação de uma identidade comum a todo o território. «Uma das grandes novidades da campanha passa pelos próprios habitantes. São estes os grandes protagonistas dessa inovadora campanha da CIM-BSE. Os segredos da Serra da Estrela serão revelados pela voz das suas gentes que melhor a conhecem. Desde as lendas, tradições, lugares especiais que nunca foram postais turísticos, ou os segredos das receitas mais bem guardadas no baú das memórias das gentes locais… Tudo isto e muito mais está prestes a ser revelado, tudo para descobrir, enfim, uma nova Serra da Estrela», é referido.

A iniciativa promocional aposta numa forte componente digital e através do “Visite a Serra da Estrela” (site, Instagram e Facebook) vai desafiar todos os turistas a terem «um papel activo e de proximidade».

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O website do Terras da Beira utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close