Campeonatos distritais de futebol entram na fase decisiva


A Associação Desportiva de Fornos de Algodres está a um pequeno passo de se tornar campeã distrital, mas matematicamente, ainda não garantiu o título. A vitória no Sabugal deu novo alento aos fornenses mas o Sporting de Meda e o Aguiar da Beira voltaram a ter hipóteses. Já o Sabugal, que vai ter de folgar na penúltima jornada, fica numa posição mais fragilizada.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt
A duas e três jornadas do final dos campeonatos da 1ª e da 2ª Divisão Distrital, respectivamente, ainda não se conhecem os campeões, nem a equipa que vai descer ao 2º escalão da Associação de Futebol da Guarda.
No caso da 1ª Divisão Distrital, a Associação Desportiva de Fornos de Algodres regressou agora à liderança da prova, mas a três jornadas do final, ainda não tem o título assegurado, apesar de ser a equipa mais bem posicionada. Os fornenses têm dois pontos de vantagem sobre o 2º classificado, que por sua vez ainda vai folgar, e mais 4 do que as duas equipas que dividem o terceiro lugar, sendo que na penúltima jornada os jogadores de Fornos de Algodres vão medir forças com o Sporting de Meda. Antes, o conjunto orientado por Pedro Azevedo recebe o Figueirense e depois do jogo na Meda joga em casa com a Desportiva de S. Romão. Já o Sporting do Sabugal tem, na próxima ronda, uma deslocação a Almeida, folga e visita os vizinhos do Soito.
Apesar de estarem a 4 pontos do 1º lugar, o Sporting de Meda e o Aguiar da Beira podem ainda ter aspirações ao título. O Aguiar da Beira tem um calendário teoricamente mais fácil. Desloca-se a Vila Cortez e a S. Romão e na última ronda recebe a Desportiva de Manteigas. Já o Sporting de Meda vai a S. Romão, recebe o Fornos e visita o Estrela de Almeida.
Na expectativa vai ficar o Sporting do Sabugal, que depois de ter todas as condições para segurar o 1º lugar, vai ficar à espera para ver o que acontece aos restantes adversários directos.
Na cauda da tabela também nada está decidido. O Sporting de Vilar Formoso, que folgou na jornada deste fim-de-semana, viu os principais adversários na luta pela manutenção conquistarem os 3 pontos e distanciarem-se do lugar mais incómodo da tabela classificativa. No entanto, com 3 jogos por realizar, ainda nada está decidido. A equipa da fronteira, que tem 12 pontos, visita o Soito, recebe o Vilanovenses e recebe o Vila Cortez, que por seu lado, recebe o Aguiar da Beira, desloca-se a Manteigas e joga em casa com a Desportiva de Manteigas, que também ainda não garantiu a manutenção.
Para alcançarem automati-camente a permanência, os 3 clubes teriam que esperar pela manutenção do Desportivo de Gouveia no Campeonato de Portugal, mas a tarefa dos serranos está cada vez mais complicada, uma vez que já estão a seis pontos da primeira equipa acima da linha de água.
No Campeonato da 2ª Divisão, a Desportiva de Vila Franca das Naves perdeu em Celorico da Beira e adiou para a próxima jornada a festa da subida de divisão. Os vilafranquenses recebem o Paços da Serra, que voltou a subir ao segundo lugar da classificação. Com 6 pontos para disputar, o líder do campeonato recebe o Paços e desloca-se a Casal de Cinza, o Paços depois da visita a Vila Franca recebe o Foz Côa, que por suas vez recebe o Celoricense e visita a equipa do concelho de Gouveia. Com esta conjugação de jogos, o Guarda Unida, apesar da derrota “inesperada” em Casal de Cinza, continua a ter aspirações pela subida de divisão, uma vez que tem um calendário teoricamente mais acessível, na medida em que recebe os Castelos e visita o Freixo de Numão, um terreno que não deixou saudades ao Guarda Desportiva Futebol Clube, na época antes da fusão com o então Guarda Unida Sport Clube.
Já o Celoricense, que folga na última jornada, mesmo que vença em Foz Côa, fica com poucas possibilidades de subir. Para que tal acontecesse, o Guarda, Paços da Serra e Foz Côa teriam que perder na próxima jornada e não ganhar na última.