CDU defende ligação da PLIE à ferrovia


SONY DSC
Aumentar o número de votos de de mandatos. É esta a pretensão da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) nas próximas autárquicas na Guarda, afirmou Carlos Canhoto, candidato à presidência da Câmara Municipal da capital do distrito, no passado Sábado durante a apresentação do programa eleitoral e dos elementos que compõem as listas aos diversos órgãos autárquicos.
Na sessão, que decorreu no Jardim José de Lemos, o candidato da CDU defendeu a ligação entre a Plataforma Logística e a Linha da Beira Alta, quer para o transporte de mercadorias, quer para o transporte de passageiros trabalhadores entre aquela plataforma e a cidade». Acrescentou que aquele complexo empresarial, localizado nas proximidades da cidade, deve ser dinamizado «como serviço público, atraindo empresas para sua instalação» através «de custos de implantação baixos e/ou outros incentivos».
O programa eleitoral da CDU contém, também, propostas em áreas como ambiente, cultura, património e turismo, produção e economia local, abastecimento de água e saneamento, urbanismo e transportes, educação e saúde. No ambiente, a candidatura liderada por Carlos Canhoto sugere a eliminação dos focos poluidores do rio Noémi e de outras linhas de água do concelho e a «intervenção activa na defesa do Parque Natural da Serra da Estrela, promovendo a sua protecção e o seu uso em benefício do ambiente e da qualidade de vida das populações, bem como o seu alargamento com a inclusão da barragem do Caldeirão».
No sector da cultura, defende a criação, no edifício do antigo Hotel de Turismo, de uma escola pública de ensino especializado de artes. Já no sector dos transportes, Carlos Canhoto assume a «defesa intransigente do fim das portagens» nas auto-estradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso), enquanto no urbanismo aponta «reduções ou isenções de IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], de maneira a incentivar a habitação no centro histórico da Guarda e nas aldeias». A melhoria dos espaços educativos sob a responsabilidade do município e a defesa do hospital local «equipado com os recursos materiais mais modernos e todos os serviços necessários ao seu pleno funcionamento», são outras das propostas.
A candidatura da CDU apresentou também no Sábado os candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal da Guarda. Na lista à Câmara, que é liderada por Carlos Canhoto, seguem Paula Sofia Miguel, António José Vieira, Lídia Isabel Almeida, Jorge Baltazar Dias, Luís Pedro Noutel e Diana Soraia dos Santos.
O professor e economista aposentado Aires Dinis é o candidato à liderança da Assembleia Municipal, acompanhado por José Catalino, Helena Neves, Honorato Robalo, Ladislau Horta, Maria Inês Tomé e Jorge Baltazar Dias.