César Prata apresenta hoje no TMG “Cantar com os meus botões”
O músico e multi-instrumentista guardense César Prata apresenta esta Quinta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal da Guarda (TMG) “Cantar Com os Meus Botões”, a sua mais recente produção. O espectáculo faz parte da programação do TMG para Setembro e Outubro.
A par com a voz, diversos instrumentos musicais (sanfona, guitarra, bandolim, flautas, beat root, mbira, percussões), neste espectáculo de César Prata são convocados para dar forma a temas construídos com base na conjugação entre o acústico e o processamento do som através da aplicação de pedais de efeitos. A utilização de “loops”, por sua vez, dá forma aos originais do músico e aos temas da tradição oral portuguesa, assim reinventados, ao vivo, num processo criativo original e surpreendente, lê-se na agenda cultural.
Na Sexta-feira arranca uma nova edição do festival de música contemporânea, Síntese, com Marek Keprt. O pianista e compositor checo apresenta-se num recital único em Portugal, com obras de Tristan Murail, Gérard Pesson, Karen Tanaka, Slavomír Hořínka e duas obras de sua autoria, agendado para as 21h30 no Pequeno Auditório
É no palco do Grande Auditório que se apresenta, no Sábado pelas 21h30, a jovem e «talentosa» cantora Nena, que irá partilhar com o público alguns dos temas que farão parte do seu álbum de estreia, a ser editado ainda este ano, num concerto intimista e certamente inesquecível.
A cantautora lisboeta tem como influências nomes que vão de John Mayer a Taylor Swift, passando por Sara Bareilles, Dixie Chicks, ou Maro. Quando escreve os seus temas, a letra e a música nascem, normalmente, em simultâneo, e o amor é o mote mais recorrente nas suas composições. O seu cartão de apresentação ao grande público foi o tema “Portas do Sol”, e mais recentemente apresentou “Do Meu Ao Teu Correio”.
Integrado nas comemorações dos sessenta anos do Centro Cultural da Guarda, o actual grupo SESSENTA***** convida os projectos Pop/Rock que, ao longo destes sessenta anos, passaram pela colectividade. O espectáculo está marcado para as 21h30 de Domingo no Grande Auditório.
No dia 22, a «prestigiada» Companhia João Garcia Miguel apresenta a peça de teatro “Numa Manhã de Inverno”, numa co-produção do TMG com outros teatros nacionais.
Bruno Pernadas, «um dos mais originais músicos portugueses da actualidade», toca ao vivo com a sua banda no Pequeno Auditório no dia 24, apresentado o seu último e aclamado disco.
Para fechar Setembro, o músico e mestre da viola campaniça, Pedro Mestre, apresenta no Café Concerto o trabalho “Outros Cantes do Sul”.
De destacar o regresso do Chá Dançante, actividade dirigida ao público sénior, a acontecer no dia 17.
No primeiro dia de Outubro, para celebrar o Dia Mundial da Música, estreia-se no TMG «uma das melhores vozes do fado da nova geração». Sara Correia apresenta ao vivo “Do Coração”, o álbum nomeado para o mais importante prémio de música internacional, os Grammy Latinos e vencedor do Prémio Play Melhor Álbum de Fado. Produzido por Diogo Clemente, o álbum foi nomeado para Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, ao lado dos melhores nomes mundiais.
Nos dias 7 e 8, regressa ao Café Concerto o já habitual Festival One Man Band, com duas noites com seis músicos nacionais e estrangeiros que vão debitar momentos de puro rock’n’roll, blues, folk, country e punk.
Dia 15, o stand-up comedy volta a animar as noites do TMG com o espectáculo “Três Homens e um Bebé”, com os humoristas Pedro Luzindro, Pedro Alves e David Cristina.
No dia 19, o SÍNTESE prossegue com o grupo Continuum XXI, que mistura música contemporânea com música da Idade Média, Barroco e Renascimento.
Dia 22 há espectáculo para miúdos e graúdos, com o Famílias ao Teatro, e o espectáculo de marionetas “Alfredo, o Coleccionador de Borboletas”.
No fim de Outubro regressa ao Grande Auditório a dança com o clássico “A Bela Adormecida” da Intranzyt CIA., peça coreográfica para 13 bailarinos.