ChatGPT: Afinal quem escreveu este texto?

O GPT (Generative Pre-training Transformer) é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que foi treinado com grandes volumes de dados de texto da internet, recorrendo à Inteligência Artificial.
Este modelo é capaz de gerar texto escrito em diferentes estilos e idiomas e pode ser usado em várias finalidades, como por exemplo a tradução automática, resumo automático, escrita assistida e geração de histórias (até mesmo escrita de trabalho e teses).
O modelo original, designado de GPT-1, foi lançado em 2018 e desde então, várias versões melhoradas foram lançadas, como o GPT-2 e o GPT-3, que são ainda mais avançadas em termos de capacidade de geração de texto e compreensão do idioma.
A versão do GPT-3, designada de Chat GPT, foi treinada com dados de conversas, como diálogos, atendimentos ao cliente, etc, e com toda essa informação consegue responder perguntas e conversar de forma muito fluida e natural, além de possibilitar a criação de assistentes virtuais de maneira mais simples e eficiente.
Até aqui foi o ChatGPT que produziu o texto! Surpreendidos?
Como experimentar o ChatGPT?
Usar o ChatGPT é muito simples. Para tal basta ir ao site do projeto https://openai.com/blog/chatgpt/, registar-se e começar a fazer perguntas ao chatBot.
Pode perguntar, por exemplo, sobre a Guarda, sobre futebol, pedir para gerar poemas, saber as regras de um jogo, saber horários de uma superfície comercial, etc.
Há já escolas que estão a proibir o uso desta plataforma, pelo facto dos alunos apresentarem trabalhos feitos pelo ChatGPT. Por outro lado, a Microsoft, que é parceira da empresa que gere o ChatGPT, já revelou que pode integrar esta plataforma no seu motor de busca Bing e até no Word, Outlook e PowerPoint.