Cinco distritos do interior investem 574 mil euros na promoção internacional
Vários produtos tradicionais dos distritos de Guarda, Bragança, Castelo Branco, Vila Real e Viseu vão ser promovidos internacio-nalmente no âmbito do projecto “Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes”, que prevê um investimento de 574 mil euros.
O projecto, que envolve as associações empresariais dos distritos abrangidos, vai vigorar até 2017 e tem como objectivo promover a internacionalização de alguns produtos tradicionais, como carnes e fumeiro, doces, compotas, mel, azeite, frutas, legumes, vinhos, queijos, entre outros, contribuindo para o aumento competitivo das empresas. «O objetivo não é criar mais uma marca», disse João Gonçalves, do Nerga – Associação Empresarial da Região da Guarda, no seminário de lançamento do projecto realizado na passada semana nas instalações daquela entidade. Segundo o responsável, o projecto é um “chapéu” que «vai validar» os produtos do território abrangido e ajudar a «abordar os novos mercados mais indicados».
O “Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes” irá organizar a oferta dos segmentos com maior potencial de internacionalização, criar uma carta de qualidade que permita atribuir aos produtos de excelência o selo “Terras Altas de Portugal”, promover os produtos nos mercados externos e procurar novos mercados, com destaque para os Estados Unidos da América, México, Inglaterra e França, segundo os promotores. «O “Terras Altas de Portugal” é um conceito muito poderoso e muito internacionalizável», que visa «dar oportunidades globais aos produtos locais», referiu Luís Ferreira, especialista em marketing internacional.
O responsável observou que os produtos que vão ser abrangidos «contam uma história impregnada de tradição, de usos e costumes», mas «estão, muitas das vezes, ligados ao mercado local e regional». «O nosso desafio é a valorização desta excelência territorial, inserindo-a eficazmente nos mercados internacionais de valor acrescentado», vincou.
Para atingir tal objectivo será desenvolvida uma estratégica que inclui quatro eixos: fortalecimento da oferta, promoção da oferta no mercado externo, prospecção e penetração em novos mercados e disseminação de resultados.
O projecto “Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes” é financiado pelo POCI – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização/Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas na área da internacionalização.
Para além da Associação Empresarial da Região da Guarda (Nerga) abrange a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Associação Empresarial de Vila Real (Nervir) e a Associação Empresarial do Distrito de Bragança (Nerba).