Clube Desportivo de Gouveia vai disputar fase de manutenção

O Clube Desportivo de Gouveia inicia, no próximo dia 12, a 2ª fase (fase de manutenção) do Campeo-nato de Portugal. A equipa do distrito terminou a 1ª fase no 6º lugar e vai agora encontrar o 3º, 4º, 5º classificados da Série D e os últimos quatro da Série C. As equipas perdem 75 por cento dos pontos conquis-tados até agora, o que faz com que o Desportivo passe a ter 6 pontos, apenas mais três do que o último classificado e menos três que o primeiro. O sorteio realiza-se este Sábado.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt
Clube Desportivo de Gouveia terminou a 1ª fase do Campeonato de Portugal no 6º lugar da série D, com 22 pontos , e vai disputar, a partir do próximo dia 12, a fase de manutenção. A formação do distrito, orientada por Luís Brazete, vai encontrar agora o Anadia, Mortágua e Águeda (3º, 4º e 5º classificados da Série D) e o Gondomar, Estarreja, Cesarense e Moimenta das Beira (últimos quatro classificados da Série C). O sorteio desta 2ª fase está marcado para este Sábado, sendo certo que todas as equipas iniciam a 2ª parte da competição com 25 por cento dos pontos conquistados até aqui. O Anadia está no 1º lugar com 9 pontos, seguindo-se, por ordem, o Mortágua (8), Águeda (7), Gouveia e Gondomar (6), Estarreja e Cesarense (5) e o Moimenta da Beira (3).
Em declarações a este semanário, o presidente do Desportivo, Alberto Cardoso, refere que a prioridade passa pela manutenção, mas considera que «este novo modelo do campeonato é prejudicial porque cruza as equipas da Série D com as da Série C, que tradicionalmente são mais fortes e têm outros orçamentos e as equipas perdem 75 por cento dos pontos o que beneficia os clubes com menos pontuação, o que não é o caso do Desportivo. O objectivo é lutar jogo a jogo».
No que diz respeito a eventuais alterações no plantel, o dirigente diz que a direcção e a equipa técnica já estão a estudar o assunto para detectarem as lacunas existentes e para fazer face a jogadores que foram saindo ao longo da 1ª fase, como foram os casos de Gibbon, Rui Lanzinha, Rafael Lopes, Márito, Ambrose e, mais recentemente, do avançado Ben Traoré, que terá em mãos um convite de uma equipa do Cazaquistão.
Auto golo decidiu jogo
Um auto-golo de Élvis, aos 11 minutos, sentenciou o encontro entre o Desportivo de Gouveia e o Lusitano de Vildemoinhos, que se realizou no passado Sábado no Estádio Municipal do Farvão, em Gouveia ,e que era relativo à última jornada da Série D do Campeonato de Portugal. Apesar de ter criado algumas situações para restabelecer a igualdade, o Desportivo acabou por perder. Os 3 pontos permitiram ao adversário consolidar o 2º lugar que lhes dá acesso à fase de subida.
CD Gouveia sagra-se campeão distrital de juniores
A três jornadas do final do Campeonato Distrital de Juniores, o Desportivo de Gouveia já conquistou o 1º lugar. No passado Sábado, o Desportivo recebeu e venceu o Aguiar da Beira, por 3-1, e beneficiou do empate do NDS, no Sabugal, a três golos. A diferença pontual para os segundos classificados (NDS e SC Meda) é agora de 11 pontos, quando estão apenas 9 em disputa. A equipa orientada por Márcio Silva tem também o melhor ataque (52 golos marcados) e a melhor defesa (8 golos sofridos).
O presidente do clube, Alberto Cardoso, considera que, «independentemente do respeito pelos adversários, o título não sofre qualquer contestação porque o Desportivo foi a melhor equipa ao longo da prova, conta por vitórias os jogos realizados e tem já uma diferença considerável para os mais directos adversários».
O objectivo passa agora por estabilizar o clube no Campeonato Nacional. «No ano passado (época 2015/2016) falhámos esse objectivo na última jornada, mas este ano temos mais tempo para nos prepararmos e vamos formar uma equipa mais competitiva», salienta.
O dirigente destaca também a aposta nos jovens que saem dos escalões de formação e que já estão a ser integrados nos seniores, casos de Daniel Pinto, que se estreou no encontro frente ao Mortágua, e de Daniel Fonseca, que alinhou no passado Domingo frente ao Vildemoinhos. Paulo Sérgio, Faria e Ruben também têm merecido a confiança da equipa técnica dos seniores.