Clube Escape Livre inaugura rota turística pela EN18 entre Guarda e Ervidel


O Clube Escape Livre inaugurou Quinta-feira a rota turística da Estrada Nacional 18 (EN18) entre Guarda e Ervidel (Alentejo) que está integrada no projecto “Rotas de Portugal” e pretende atrair turistas para o território.
Segundo Luís Coelho, do Clube Escape Livre, a rota “EN18 – Da Serra à Planície” pretende levar os turistas a percorrer os 388 quilómetros de extensão da EN18 que é «a segunda Estrada Nacional mais extensa do país». A EN18 tem o quilómetro zero na cidade da Guarda (onde foi inaugurado o marco do quilómetro zero e a placa de início da rota) e o último em Ervidel, no Alentejo.
A rota turística abrange 14 municípios (Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Nisa, Portalegre, Estremoz, Évora, Portel, Vidigueira, Beja e Aljustrel), cinco Aldeias Históricas (Belmonte, Sortelha, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto) e duas regiões vitivinícolas (Beira Interior e Alentejo).
«Estamos perante uma rota turística de enorme valor e de enorme potencial», referiu Luís Coelho, director criativo do Clube Escape Livre, na sessão de apresentação da Rota Turística da EN18, realizada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. Segundo o responsável, trata-se de «uma estrada que percorre locais magníficos e que tem tudo para atrair pessoas» para as regiões abrangidas.
Na sessão, o presidente do município da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, referiu que o projecto permite «dar visibilidade às riquezas dos territórios» incluídos no trajecto da EN 18. O autarca disse que a rota “EN18 – Da Serra à Planície” constitui um projecto «estruturante», uma vez que contribui para a promoção turística das regiões envolvidas.
Por sua vez Paulo Arsénio, presidente da autarquia de Beja, declarou que o percurso da EN18 entre Guarda e Ervidel «é um instrumento turístico absolutamente extraordinário» que pode potenciar os municípios agregados. Segundo o autarca, a EN18 liga «duas regiões absolutamente magníficas»: as Beiras e o Alentejo.
A rota da EN18 lançada Quinta-feira pelo Clube Escape Livre insere-se no projecto das “Rotas de Portugal”, que envolve as principais Estradas Nacionais que estão relacionadas com a cidade mais alta do país. O projecto arrancou com o lançamento da rota da EN18 e vai incluir a criação de projectos idênticos relacionados com as EN221 (Miranda do Douro – Guarda), EN16 (Aveiro – Vilar Formoso) e EN17 (Coimbra – Celorico da Beira).