Coficab vai ter benefícios fiscais para a instalação da nova unidade na Guarda
A Coficab Portugal vai beneficiar de um crédito fiscal de 20 por cento de IRC e de imposto de selo até 5,7 milhões de euros para a instalação da nova fábrica na Guarda, que ficará localizada na Plataforma Logística. O projecto tem um investimento associado de 38,1 milhões de euros, a criação de 129 postos de trabalho até 31 de Dezembro de 2022 e a sua manutenção, bem como a dos actuais 492 postos, até ao final de 2026. O apoio fiscal, aprovado ontem pelo Conselho de Ministros, contempla ainda mais três projectos: SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves Corvo, .LUSO FINSA – Indústria e Comércio de Madeira e TMG – Tecidos Plastificados e Outros Revestimentos para a Indústria Automóvel. No total, os contratos fiscais de investimento aprovados ontem pelo Conselho de Ministros atingem os 350 milhões de euros e a criação de 377 postos de trabalho.
De recordar que foi em Fevereiro deste ano que a multinacional de origem tunisina Coficab, que já está instalada em Vale de Estrela (concelho da Guarda), apresentou o projecto da nova unidade fabril, da autoria de João Madalena, dedicada ao desenvolvimento de cabos para automóveis com a tecnologia 4.0, que ficará localizada no Plataforma Logística da Guarda. O contrato de aquisição de lotes, com um total de 28.000 metros quadrados, também foi assinado na mesma altura, tendo sido dado a conhecer que estava previsto que as obras começassem em Abril para que a Coficab ECAD comece a laborar em Maio do próximo ano.
Na ocasião, João Cardoso, director-geral da empresa, referiu que seriam criados cerca de 130 postos de trabalho e que havia a possibilidade de virem a ser «250 ou 300 postos de trabalho», tudo dependendo do «sucesso do produto». Hichem Elloumi, CEO da Coficab, explicou que o grupo «investe na Guarda desde 1993 e tem sido um sucesso».