Concelhia do PSD de Foz Côa rejeita recandidatura de Gustavo Duarte à Câmara
Contrariamente ao que se esperava, a concelhia do PSD de Vila Nova de Foz Côa decidiu que Gustavo Duarte, actual detentor da presidência da autarquia, não deveria liderar, pela terceira vez, a lista à Câmara nas próximas autárquicas. A maioria dos militantes com assento na Comissão Política de Secção entendeu, na Terça-feira da semana passada, que o candidato deveria ser Artur André Xavier, líder da Concelhia. A votação foi realizada por voto secreto tendo Gustavo Duarte recebido três votos e André Xavier cinco. A votos foi ainda José Nuno Barreto, não tendo obtido qualquer apoio. A decisão final será da Comissão Política Distrital. Contactado pelo TB, Gustavo Duarte escusou-se a fazer, por enquanto, quaisquer comentários sobre o assunto.
No documento aprovado pelo Conselho Nacional do PSD, há uma «orientação geral de apoiar a recandidatura a um novo mandato daqueles (presidentes de câmara) que estejam ainda em condições de o fazer», devendo essa intenção ser comunicada à Comissão Política Nacional até ao final de 2016.
A JSD local já reagiu, defendendo, em comunicado, que o actual presidente da Câmara «será o candidato mais natural que o PSD deverá apresentar e apoiar ao próximo acto eleitoral». «Esta posição é distinta, e não nos revemos na atitude tomada e assumida por alguns membros da Comissão Política do PSD de Vila Nova de Foz Côa, visto que esta não se coaduna nem com o Partido Nacional, nem com a opinião da grande maioria dos militantes fozconses», referem os jovens social-democratas.