Concelho da Guarda tem 162 milhões de fundos comunitários aprovados para 1107 projectos
O concelho da Guarda tem aprovados 1107 projectos no actual Quadro Comunitário de Apoio, o Portugal 2030, com um financiamento de 162 milhões de euros. No topo da lista de projectos financiados, divulgada no Portal Mais Transparência, surge como o projecto mais caro o Incentivo Extraordinário à Normalização da Actividade Empresarial, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com 65,5 milhões e a Requalificação da Linha da Beira Baixa, com um financiamento total de 60,6 milhões de euros.
Entre os projectos do município da Guarda, o que tem maior financiamento é o Incremento de Modos Suaves no Acesso ao Parque Industrial (pedovia), com um valor de 1,4 milhões de euros. A seguir surge a Requalificação Urbana dos Arruamentos no Eixo Rodoviário da Av. Afonso Costa, Av. Alexandre Herculano com um financiamento total de 1,3 milhões de euros. Na lista constam ainda projectos como a Requalificação e Ampliação da Plataforma Logística – 3ª fase, também iniciativa do município, com 922 mil euros e o projecto da empresa Coficab com 4,6 milhões.
O concelho da Guarda é dos 15 que fazem parte da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aquele que tem maior financiamento aprovado e com maior número de projectos. A seguir está o concelho da Covilhã com um investimento aprovado de 149 milhões de euros para 1036 projectos. O concelho do Fundão é o terceiro com maior verba aprovada. São 89 milhões de euros para 826 projectos.
No conjunto dos 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela há 6 783 investimentos aprovados com um financiamento de 617 milhões em fundos comunitários no Portugal 2020. (Notícia completa na edição em papel do Jornal Terras da Beira).