Concelho de Seia tem duas praias fluviais com Bandeira Azul


SONY DSC
A Bandeira Azul vai estar hasteada este Verão em duas praias fluviais do concelho de Seia e numa do concelho da Guarda. A Associação Bandeira Azul da Europa vai atribuir aquele galardão às praias de Loriga, Valhelhas e Lapa dos Dinheiros, que se estreia nesta distinção. Valhelhas é a zona balnear do distrito que mais vezes já foi reconhecida com aquele símbolo. Estreou-se em 2009 e desde então nunca mais o perdeu.
A Bandeira Azul, o símbolo de qualidade das zonas balneares, vai estar hasteada este Verão em três praias fuviais do distrito da Guarda. Valhelhas, no concelho da Guarda, Loriga e Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia, são as zonas balneares que merecem aquela distinção. A praia de Lapa dos Dinheiros é uma das 14 estreias a nível nacional. Já Valhelhas é a zona balnear do distrito que mais vezes tem hasteado a Bandeira Azul. Estreou-se em 2009 e nunca mais a largou.
Neste Verão a Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 320 praias, mais seis atribuições do que em 2016. O galardão vai ser entregue também a 14 marinas, menos três do que no ano passado, e a cinco eco-embarcações turísticas. Das 320 praias, localizadas em 83 concelhos, 292 são praias costeiras e 28 praias fluviais. No Norte recebem o galardão 70 (mais uma do que em 2016) praias, no centro 36 (mais quatro do que em 2016), na região do Tejo 48 (-4), no Alentejo 31 (+4), no Algarve 88 (igual número do que no ano passado), nos Açores 34 (o mesmo número do que em 2016) e na Madeira 13 (mais uma).
José Archer destacou que, mais uma vez, o Algarve tem o maior número de praias com Bandeira Azul e que a região Centro se tem afirmado como a zona em que existe maior número de praias fluviais galardoadas. «O Centro de Portugal voltou a ser reconhecido pela como uma região de turismo de excelência também em zonas balneares», disse a Entidade Regional de Turismo Centro, liderada por Pedro Machado, em reacção à divulgação da lista de praias galardoadas.
Em comparação com a atribuição a nível internacional, Portugal é o sexto país com mais galardões conferidos – quando no ano passado era o 5º -, mas continua a apresentar mais de 55% das suas praias galardoadas.
Estão ainda previstas 815 actividades de educação ambiental, 753 em praias e 62 em marinas.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta critérios como a «informação e educação ambiental», «qualidade da água», «gestão ambiental e equipamentos» e «segurança e serviços».
Este ano, pela primeira vez, o programa tem um embaixador e o escolhido é o navegador solitário Ricardo Diniz. As cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2017 estão programadas para 1 de Junho na praia de Ponta Delgada, no concelho de S. Vicente, na Madeira, para o dia 14 na praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, e para o dia 09 na doca de recreio de Santo Amaro, em Lisboa.