Conselho de Ministros aprova resolução que viabiliza a Fundação Côa Parque
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução com vista à viabilização da Côa Parque – Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa, sediada em Vila Nova de Foz Côa, no distrito Guarda.
De acordo com um comunicado oficial, com a resolução aprovada, são autorizadas transferências para o equilíbrio de contas da Fundação, de forma a assegurar o respectivo saneamento financeiro.
Segundo o documento, prevê-se ainda o reforço da acção do Governo, através da área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na preservação, valorização e divulgação do património arqueológico, paisagístico, científico e cultural do Parque do Côa. «Nesta matéria haverá, igualmente, o envolvimento das instituições científicas e de ensino superior, tendo em vista a mobilização de esforços para o desenvolvimento da cooperação científica e tecnológica centrada na valorização patrimonial, científica e turística do Vale do Côa», indica o comunicado.
A Fundação Côa Parque foi criada em 2011 para gerir o Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, protegendo, conservando, investigando e divulgando a arte rupestre, classificada Património Mundial da UNESCO em 1998.