Costa anuncia nova prestação extraordinária de 240 euros para famílias vulneráveis

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o pagamento de uma prestação extraordinária de 240 euros para um milhão de famílias que recebem prestações mínimas ou que beneficiem da tarifa social da energia.
A medida será aprovada em Conselho de Ministros na quinta-feira e foi anunciada durante uma entrevista à revista Visão, que será divulgada na íntegra igualmente na quinta-feira.
“Esta semana, o Conselho de Ministros vai aprovar um outro aumento, para as famílias mais vulneráveis, de uma prestação extraordinária de 240 euros, que corresponde a um esforço muito grande, tendo em conta aquilo que foi a evolução da inflação neste segundo semestre”, revelou o chefe do Governo à Visão.
“A medida vai abranger um universo de um milhão de famílias e constitui, portanto, um esforço de 240 milhões de euros. O novo apoio extraordinário abrange os mesmos que já foram contemplados em duas prestações extraordinárias, este ano, em duas tranches de 60 euros cada, no final dos primeiro e segundo trimestres. Ou seja, todas as famílias que já são abrangidas pela tarifa especial de electricidade ou recebem prestações mínimas.”
Este apoio dirigido às classes mais vulneráveis junta-se ao que foi pago em Outubro que tinha como destinatários a classe média. Esse apoio era de 125 euros e foi pago às pessoas com rendimentos brutos até 2700 euros por mês. Ambos têm como objectivo ajudar as famílias a enfrentar a inflação.
Na mesma entrevista, o chefe do executivo explica que em Setembro o Governo percebeu que era preciso “responder à classe média” e que o apoio pago em Outubro coincidiu com uma altura em que as famílias têm um acréscimo de despesa com o regresso às aulas.