Costa e Sánchez preparam reunião da UE sobre fronteiras por teleconferência


O primeiro-ministro de Portugal e o de Espanha reúnem-se hoje, por teleconferência, para prepararem o encontro dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE) sobre o controlo sanitário de fronteiras.
Hoje, António Costa, em Lisboa, e Pedro Sánchez, em Madrid, vão debater “as acções coordenadas a tomar no seio da União Europeia e sobre a gestão da fronteira comum dos dois países”, segundo um comunicado do gabinete do governante português, divulgado no sábado, dia em que o governo espanhol confirmou que a mulher do primeiro-ministro é um dos casos de infecção.
Esta conversa servirá para preparar uma reunião, também à distância e por teleconferência, na segunda-feira, dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE) “para definir medidas de controlo sanitário nas fronteiras internas e externas” da União.
Depois da reunião, o Governo português “actuará em conformidade com os demais Estados-membros da União Europeia, mantendo até lá as medidas já adoptadas relativamente a voos provenientes da China e Itália”, para onde não há ligações aéreas, ainda segundo o comunicado do gabinete de Costa.
Desde sábado, estão a decorrer “acções conjuntas da GNR, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Dirceção-Geral da Saúde (DGS) para acções pontuais de controlo da fronteira terrestre”, conforme já anunciou o executivo.