Cresce o descontentamento em relação à CIM Beiras e Serra da Estrela
Crescem as críticas ao actual mapa da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que envolve 15 municípios dos distritos de Castelo Branco e da Guarda. Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, defendeu que é necessário haver “uma estratégia colectiva para a CIM-BSE, que também passe pelos Territórios do Douro e concretamente pelos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e de Mêda”. O autarca, que falava na abertura da Assembleia da CIM-BSE, que decorre em Figueira de Castelo Rodrigo, acrescentou que está convencido que «se fosse feito um referendo à população do concelho, grande parte responderia que gostaria de pertencer à CIM do Douro e também à CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] do Norte porque têm mais ligação a esta zona do que à Serra da Estrela».
Também o deputado socialista Cláudio Rebelo, da Mêda, afirmou que não se identificava com a CIM-BSE, defendendo a necessidade de ser realizado «um debate sério e pensar numa nova reorganização». Crítico foi igualmente o deputado Rui Ribeiro, da Guarda, que chegou a considerar que a CIM «é hoje uma instituição opaca» e «o cidadão não conhece a CIM e nem sabe o que faz». Numa reacção às críticas, o presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu, reconheceu que «há uma falta de comunicação que é necessário suprir» e sustentou que deve haver empenhamento na defesa do território e «desenvolver os planos e os projectos para alavancar esta região».
As hostilidades em relação à CIM-BSE já tinham começado em Outubro do ano passado pelo autarca da Covilhã, Vítor Pereira, que anunciou que iria «pugnar» para que os municípios da Cova da Beira (Belmonte, Covilhã e Fundão) seja desagregada daquela CIM e passe a integrar a CIM da Beira Baixa. Confrontado em Janeiro sobre este assunto, o presidente da CIM-BSE referiu que a posição tornada pública pelo autarca da Covilhã «é um não assunto» tanto para ele como para a própria CIM.
A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão). A CIMBB integra os municípios de Castelo Branco, de Idanha-a-Nova, de Oleiros, de Penamacor, de Proença-a-Nova e de Vila Velha de Ródão.