Desportiva de S. Romão e Estrela de Almeida conquis-tam a subida de divisão

A duas jornadas do final do Campeonato Distrital da 2ª Divisão, a Associação Desportiva de S. Romão e o Estrela de Almeida já alcançaram a subida ao principal escalão da Associação de Futebol da Guarda. Separadas por apenas 1 ponto, com vantagem para os serranos, as duas equipas encontram-se este Domingo, em S. Romão. Do resultado desse jogo pode sair o vencedor distrital.
A Associação Desportiva de S. Romão e o Estrela de Almeida já conquistaram, matematicamente, a subida à 1ª Divisão Distrital. No passado Domingo, os serranos venceram o Casal de Cinza por 1-0 (0-0 ao intervalo) e os almeidenses derrotaram o Freixo de Numão por 3-2, depois de estarem em desvantagem no marcador.
Com esta conjugação de resultados e dado que sobem ao principal escalão da Associação de Futebol da Guarda os dois primeiros classificados, o S. Romão e o Estrela garantiram a subida, até porque o Estrela (2ºclassificado) tem mais 7 pontos do que o Mileu, que aparece no 3º lugar.
Os dois primeiros estão separados por apenas 1 ponto e, curiosamente, da próxima ronda pode surgir já o vencedor distrital, uma vez que as duas formações vão defrontar-se em S. Romão. Na derradeira jornada do Campeonato, no dia 3 de Abril, os almeidenses recebem o Paços da Serra enquanto que o clube do concelho de Seia joga na Guarda frente ao Mileu.
Outro facto curioso é que os serranos acabam por conquistar a subida no ano em que o clube voltou a ter futebol sénior e o Estrela de Almeida que, no ano passado, falhou a subida na última jornada, esta temporada antecipou-se aos demais candidatos e acaba também por fazer a festa.
Já as equipas da Guarda voltam a ficar pelo caminho. O Guarda Unida Desportiva e o Mileu tinham como objectivo a subida de escalão, começaram bem o campeonato mas acabaram por perder pontos com os adversários directos e com o Paços da Serra que conquistou 9 pontos às equipas da Guarda durante o campeonato (6 ao Guarda Unida e 3 ao Mileu).
Os dois conjuntos da cidade até se defrontaram na 1ª jornada da prova, o Guarda Unida venceu mas a derrota com o Estrela de Almeida na 4ª jornada acabou por marcar a equipa. Já a formação orientada por Paulo Barra andou no grupo dos primeiros classificados mas acabou por perder pontos já na parte final do campeonato frente ao Estrela de Almeida e em Paços da Serra.
Fase decisiva para Lameirinhas e Fundação
O Grupo Desportivo das Lameirinhas e a Fundação D. Laura dos Santos iniciam este fim-de-semana a 2ª fase das competições onde estão inseridos.
Os guardenses, que militam no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal, necessitam de pontos para fugir dos lugares de despromoção, algo que não se afigura fácil. O conjunto de Paulo Alves até vai folgar na 1ª jornada da competição (apenas 6 jogos), recebendo depois o ABC de Nelas (19/03), visita o Ossela (02/04), joga em casa com o Lamas (09/04), desloca-se ao Jaca (16/04), faz o último jogo em casa com o Domus Nostra (23/04) e termina a época em Vale de Cambra (30/04).
Já a Fundação D. Laura dos Santos, que está na 1ª Divisão de Futebol Feminino está um pouco mais confortável na tabela classificativa, mas também necessita de pontos para não cair na zona de despromoção. O conjunto do concelho de Gouveia joga este Domingo em Vila Verde, recebe depois o Viseu 2001 (20/03), visita o Boavista (25/03), joga em casa com o Ouriense (17/04) e no último jogo da 1ª volta (08/05) desloca-se ao terreno do Cadima.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt