Dia mundial das cidades
O dia 31 de outubro, para além de mundialmente associado ao Halloween, é também o Dia Mundial das Cidades. Esta última efeméride, instituída em dezembro de 2013 pela Organização das Nações Unidas e comemorada desde 2014, tem como mote para 2022 “Agir localmente para impactar mundialmente”.
O objetivo desta celebração passa por promover a existência de cidades mais verdes, mais equitativas e sustentáveis, pretendendo ainda assinalar que estes grandes objetivos mundiais, naturalmente amplos e alinhados com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, dependem de ações concretas e pioneiras nas diferentes cidades por todo o mundo.
A Guarda, enquanto cidade de média dimensão e concelho com território integrante de um parque natural, reúne condições muito favoráveis para poder ser pioneira nestes desígnios.
Dispondo desde 2020 de uma Estratégia Municipal para Adaptação às Alterações Climáticas, o caminho a trilhar para uma cidade mais verde está parcialmente definido.
Para isso, e após a aprovação da Lei de Bases do Clima na Assembleia da República em 2021, é agora importante definir como se atingirá a neutralidade carbónica no ano de 2050. Até à data, apenas Cascais, Azambuja e Lisboa o fizeram no nosso país.
Noutro âmbito, face ao aumento do custo de vida e da inflação que tornarão a vida mais difícil para muitos habitantes, a Guarda deve em 2023 olhar com muita atenção para aqueles que têm menos rendimentos e vivem com mais dificuldades, procurando, dentro das suas possibilidades, atenuar desigualdades.
Para além disso, deve manter a rota da sustentabilidade, promovendo cada vez mais a aquisição e consumo de recursos endógenos e de produção local, com vantagens óbvias para o ambiente, os consumidores e os produtores.
Em suma, o concelho da Guarda, ao alinhar-se com estes desígnios das Nações Unidas, dará a sua singela contribuição para um mundo melhor, ao mesmo tempo que terá um enorme retorno em termos de preservação ambiental e qualidade de vida dos seus cidadãos.
Nota: Finalmente temos uma data para a abertura dos Passadiços do Mondego. 6 de novembro é o dia de que se fala. Por vicissitudes várias, não foram inaugurados no Verão, mas vêm a tempo de dar o ar da sua graça no Verão de São Martinho. Que esta obra seja um lugar de encanto e de atração turística de dimensão nacional e ibérica, com evidentes vantagens para a Guarda e concelhos vizinhos.