Dirigentes do distrito da Guarda integram candidaturas à Liga de Bombeiros


SONY DSC
Os presidentes das associações humanitárias dos Bombeiros da Guarda e de Gouveia integram as candidaturas à Liga dos Bombeiros Portugueses, às eleições marcadas para hoje, 30 de Outubro. Carlos Gonçalves é candidato a vice-presidente da Mesa de Congressos na lista de António Carvalho e Gil Barreiros é candidato a presidente do mesmo órgão na lista liderada por António Nunes. Das 23 associações de bombeiros do distrito da Guarda vão participar 18 no Congresso Nacional que vai eleger o sucessor de Jaime Marta Soares.
As eleições vão decorrer no local do congresso entre as 16:30 às 18:30 e não é permitido voto por correspondência. Jaime Marta Soares, que está à frente da Liga dos Bombeiros Portuguesas há 12 anos, vai permanecer no cargo até ao final do ano e a tomada de posse do novo presidente está marcada para 08 de Janeiro de 2022.
Seja qual for o vencedor das eleições para os órgãos sociais da Liga de Bombeiros Portugueses, a Guarda estará representada na Mesa de Congressos. Os dois candidatos à presidência do Conselho Executivo daquela confederação, António Nunes e António Carvalho, escolheram dirigentes do distrito para integrar a sua candidatura. O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Egitanienses, Carlos Gonçalves é candidato a vice-presidente da Mesa de Congressos na candidatura de António Carvalho e o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Gouveia, Gil Barreiros é candidato a presidente da Mesa de Congressos pela candidatura de António Nunes.
Para o presidente da Associação Humanitária de Gouveia foi fácil aceitar o convite de António Nunes pela importância de poder «contribuir para um momento de mudança e consolidação nos bombeiros». Gil Barreiros sustenta ainda que é uma oportunidade para «poder dar voz aos bombeiros do distrito». O dirigente de Gouveia destaca que, se for eleito, «será a primeira vez na história dos bombeiros do distrito da Guarda que haverá um dirigente da Guarda a ocupar o cargo institucionalmente maior da Liga de Bombeiros».
Gil Barreiros explicou ainda ao TB que tinha o dever moral de aceitar o convite porque acredita nas propostas apresentadas por António Nunes que representam «um corte e uma mudança de paradigma». «Lutar por aquilo a que os bombeiros têm direito porque sistematicamente têm sido sonegados num conjunto de indefinições na política de Protecção Civil. O dirigente de Gouveia acredita que o projecto que integra é o certo para «tentar unir os bombeiros» e assegurar a sua representatividade como deve ser feito pela Liga. A candidatura de António Nunes integra ainda outros representantes do distrito da Guarda. Os comandantes de Fornos de Algodres, do Sabugal e do Soito integram grupos de trabalho e na proposta de criação de um Conselho Consultivo estão o presidente da Associação dos Bombeiros de Trancoso e Virgílio Borges de Seia.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Egitanienses, Carlos Gonçalves, explicou que estando a Guarda na génese da criação da Liga «não podia deixar de estar presente» e por isso aceitou o convite de António Carvalho. O dirigente entende que o cargo para o qual foi convidado «é um lugar de prestígio» e garante que estará «na defesa dos interesses e direitos dos bombeiros e das associações». Sobre a candidatura de António Carvalho, Carlos Gonçalves entende que as ideias e projectos «dão resposta com humildade aos problemas dos bombeiros». Considera que será «um virar de página, não que o que tenha sido feito atrás não tenha tido eco», mas «será um novo paradigma» e com «um novo rumo». Com António Carvalho, o dirigente da Guarda acredita que a Liga será «mais próxima, mais empreendedora, mais operacional e mais social».
Neste Congresso Nacional, que vai eleger os novos corpos sociais para o triénio 2022-2025, estão inscritas para participar 18 das 23 associações do distrito da Guarda. Cada associação tem direito a dois votos, o do comandante e o do presidente da Associação. Cada Federação Distrital tem ainda direito a mais um voto.