Dirigentes do PSD de Foz Côa demitem-se por causa da escolha do candidato à Câmara

A escolha do candidato do PSD à presidência da Câmara de Vila Nova de Foz Côa levou já à demissão de seis militantes, entre os quais o próprio presidente da comissão política concelhia e dois ex-líderes locais, quatro deles optarem mesmo por se desfiliarem do partido. Na passada semana, a concelhia rejeitou por maioria a recandidatura de Gustavo Duarte e decidiu que deveria ser Artur Xavier (actual presidente da concelhia). Uma decisão que não terá agradado ao próprio líder da Distrital, Carlos Peixoto. Isto mesmo referem os demissionários que dizem estar descontentes com «a falta de solidariedade e respeito para com a Comissão Política do PSD de Foz Côa», acrescentando que «como manobra dissuasora», foi adiada a reunião da Distrital, marcada para 19 de Dezembro e «adiada para 20, para ganhar tempo, no sentido de haver demissões em Foz Côa». Os seis demissionários entendem que chegou a hora de pôr fim ao «quero, posso e mando» do actual presidente da autarquia, deixando a certeza de que continuarão «a lutar pelo desenvolvimento e bem-estar» da terra e das suas gentes e «não só de um pequeno grupo de pessoas». O TB está a tentar obter reacções do líder da distrital e do presidente da Câmara, mas até agora ainda não foi possível.
Os militantes que ontem se demitiram e entenderam mesmo se desfilar são Rui Reininho (presidente da Comissão Politica do PSD Foz Côa de 2007 a 2009 e presidente da Mesa do Plenário PSD de Foz Côa de 2012 a 2016), Carlos Pais (presidente da Comissão Politica do PSD Foz Côa de 2010 a 2014 e membro da Comissão Política Distrital da Guarda de 2014 a 2016), Artur Xavier (presidente da Comissão Politica do PSD Foz Côa de 2014 a 2016) e José Nuno Barreto (líder bancada parlamentar do grupo do PSD Assembleia Municipal de Foz Côa e vice-presidente da Comissão Politica do PSD Foz Côa de 2014 a 2016).
Como demissionários estão apenas Francisco Gouveia (membro da Comissão Politica do PSD Foz Côa de 2014 a 2016 e membro da Comissão Política Distrital da Guarda de 2014 a 2016), Rui Maurício (membro da Comissão Politica do PSD Foz Côa de 2014 a 2016).