Distrital do PSD declara apoio a Rui Rio mesmo antes de anunciada a candidatura


A Comissão Politica Distrital Permanente do PSD da Guarda decidiu apoiar a candidatura de Rui Rio à presidência do partido. A declaração de apoio foi feita ao início da tarde desta Segunda-feira, antes de Rui Rio ter anunciado a candidatura, o que deverá ter acontecido esta Quarta-feira. Carlos Peixoto, líder da distrital do PSD, considerou tratar-se de «uma declaração corajosa» e livre de qualquer «taticismo». Admite que a distrital da Guarda «joga na antecipação» e que «não tem medo de manifestar a sua posição». Diz ter sido uma decisão tomada por «unanimidade» pelos elementos presentes e também com o acordo dos ausentes. «Foi uma posição inequívoca», sublinhou. Carlos Peixoto argumentou que a Distrital da Guarda poderia «ficar expectante» e «à espera do que aí vem», mas em vez disso preferiu «marcar posição e estar desde a primeira hora» no apoio ao antigo presidente da Câmara Municipal do Porto antes de «poder aparecer outra candidatura».
Sobre Rui Rio, o líder da distrital do PSD entende ser «um homem mais fresco», «sem intervenção directa no passado da liderança do partido» e que saberá «saberá recentrar» o partido. «Venha quem vier, a distrital da Guarda apoia o doutor Rui Rio. E fá-lo porque nós já conhecemos muito daquilo que ele se propõe fazer no país, se for primeiro-ministro e no partido enquanto líder da oposição, se vier a ganhar a liderança do partido», afirmou Carlos Peixoto no final da reunião da Comissão Politica. «Sabemos que é um homem muito preocupado com as questões da descen-tralização» e que «tem uma preocupação com duas das questões que são, talvez, os dois maiores desafios da sociedade portuguesa e do país nos próximos anos, que é a questão da demografia e a questão da coesão territorial», justificou. A distrital da Guarda do PSD entende que nesta altura da vida do partido não fará sentido que haja duas candidaturas que possam, em vez de unir o partido, «dividi-lo e fraturá-lo» e por isso, Carlos Peixoto disse que «haveria toda a conveniência» que Pedro Santana Lopes «não avançasse» com a candidatura, salientou.
O antigo presidente da Câmara do Porto Rui Rio terá apresentado a sua candidatura à presidência do PSD esta quarta-feira num hotel em Aveiro, de acordo com uma nota enviada à comunicação social. O Conselho Nacional do PSD aprovou esta Segunda-feira a realização de eleições directas para escolher o presidente do partido no dia 13 de Janeiro e que o Congresso terá lugar a 16,17 e 18 de Fevereiro.