Dívida dos clubes à Associação de Futebol ronda os 200 mil euros
A dívida dos clubes do distrito à Associação de Futebol da Guarda ronda os 200 mil euros. O valor foi avançado pelo presi-dente da AFG, Amadeu Poço, no final da Gala Distrital de Futebol, que se realizou no passado Sábado em Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia. O dirigente não revelou o nome dos devedores mas frisou, mais uma vez, que os clubes têm de cumprir as suas obrigações, uma vez que pode estar em risco a saúde financeira do organismo que gere o futebol distrital.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt
presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, disse aos jornalistas, no final da Gala Distrital da AFG, que se realizou em Vila Nova de Tazém, que a dívida dos clubes na Associação já ultrapassa os 200 mil euros. Durante a cerimónia de entrega de prémios, o dirigente reforçou a ideia, tal como já aconteceu noutras ocasiões, que os clubes têm de cumprir com as suas obrigações, mas não revelou os nomes dos devedores. «A dívida é de 200 e tal mil euros», referiu, acrescentando que «toda a gente sabe que os clubes têm dívidas, uns mais que outros mas os clubes deveriam cumprir as suas obrigações porque a Associação também cumpre. Mas a continuar assim vai ser complicado».
O responsável pelo futebol no distrito garantiu que «a Associação tem uma boa saúde financeira porque tem uma gestão cuidadosa». «Se fosse igual a outras congéneres não seria igual. Eu desloco-me de Pinhel à Guarda sem cobrar um único cêntimo e os outros directores é igual», adiantou.
Amadeu Poço reforçou que há clubes que já não têm actividade e que também são devedores e que, nesses casos, os processos estão entregues a advogados, uma vez que «os antigos dirigentes terão de responder por essas dívidas». Apesar do valor rondar os 200 mil euros, Amadeu Poço lembrou que há 14 anos, quando assumiu a presidência da Associação, «essa verba era muito maior. Por exemplo, a Associação Desportiva da Guarda tinha uma dívida, na altura ainda em escudos, no valor de 6 mil e 500 contos».
AFG vai ter novo auditório e arquivo
A Associação de Futebol da Guarda vai ter um novo auditório e um arquivo, que vão ficar localizados na Rua da Boa Esperança, no bairro das Lameirinhas, na Guarda.
O anúncio foi feito pelo presidente durante a Gala Distrital, que decorreu no passado Sábado, em Vila Nova de Tazém, no concelho de Gouveia. Amadeu Poço explicou que o projecto já foi enviado para a Federação Portuguesa de Futebol e que a obra era necessária porque o arquivo da AFG está numa garagem.
O projecto está orçado em 48 mil e 500 euros e vai ser custeado, na totalidade, pela Federação Portuguesa de Futebol.
Balanço da época é positivo
Numa altura em que as competições já chegaram ao fim, o presidente da Associação de Futebol da Guarda faz um balanço da época que agora terminou. «Os campeonatos chegaram ao fim e não há processos pendentes, não houve problemas de maior, o que prova que todos os clubes aceitaram os resultados desportivos».
Amadeu Poço realçou ainda a realização de dois torneios internacionais de futebol, no escalão de Sub-16, no âmbito do Torneio de Desenvolvimento UEFA, que decorreram no distrito da Guarda durante a última semana. «Foram torneios importantes que juntaram quatro selecções de 4 países, no escalão de Sub-16, o que demonstra a aposta que esta Associação faz no futebol de formação.», frisou