Equipas do distrito jogam este fim-de-semana para a Taça de Portugal


A Guarda Desportiva, Desportivo de Gouveia e o Desportivo de Trancoso jogam, este fim-de-semana, para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal. Curiosamente, a sorte ditou que os três representantes do distrito joguem fora de casa e, nos casos das formações da Guarda e de Trancoso com adversários de divisões superiores.
A Guarda Desportiva tem teoricamente o confronto mais difícil. Pela primeira vez nesta competição, os comandados de Ricardo Araújo têm uma deslocação a Oliveira de Azeméis, para defrontarem a Oliveirense. O clube do distrito de Aveiro está na Liga 3, onde reparte o 2º lugar da classificação, juntamente com o Lusitânia de Lourosa e Montalegre e a um ponto do líder que é o Felgueiras.
Na época passada, a União Desportiva Oliveirense militou na Liga 2 mas acabou por ser despromovida, tendo ficado na Zona Norte da nova Liga 3.
Já a Guarda Desportiva iniciou a preparação há um mês e tem novamente como objectivo subir ao Campeonato de Portugal. O treinador Ricardo Araújo conta com grande parte dos jogadores da época passada e com alguns reforços, sendo que o plantel ainda não está totalmente fechado. Da temporada transacta saíram o avançado Raphael Duque para a Desportiva de Vila Franca das Naves e os médios Diogo Gaspar e Patriarca e já anunciou Matias Marques (defesa lateral) e Marcelo Júnior (médio centro) como reforços. Continuam no clube, João Carvalho, Mafra, Rafael Santos, Daniel Aquino, Leo, Felipe, Guilherme e Lucas.
O clube fez um estágio no Dubai e já realizou vários jogos particulares com o Lusitano de Vildemoinhos, Estrelas do Zêzere e Celoricense.
O Desportivo de Trancoso, campeão distrital em título e que este ano é orientado por Faneca Alves, desloca-se a Castro Daire para defrontar a equipa local, que milita no Campeonato de Portugal e que na 1ª ronda venceu o Desportivo de Gouveia, por 2-1.
A formação de Trancoso volta a apostar forte para esta temporada e já conta com os reforços Fábio Almeida e Guilherme Pires (guarda-redes), Danny Rodrigues, Diogo Hipólito, João Dente (defesas) e Lamine Camará, Francisco Mendo (médios) e Daniel Fonseca (médios). Continuam no clube Ruben, Quim, João Andrade, Márcio Ramos, Tiago Liberata, David Dias, Diogo Santos, Alfredo Dias, Bruno Alves, Bruno Fonseca, Tiago Pires, João Bordalo e Daniel Gomes.
Já o Desportivo de Gouveia desloca-se a Alvarenga para defrontar uma equipa do mesmo escalão e da mesma série. Com apenas uma jornada realizada nesta competição, o Alvarenga venceu na ronda inaugural o Valadares enquanto que o Desportivo perdeu, em casa, com o Castro Daire.