Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas suspensa temporariamente
A unidade de fabrico da Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, no concelho da Guarda, está suspensa «temporariamente». Em causa está o final do contrato (Contrato Emprego-Inserção +), a 1 de Novembro, dos dois funcionários que asseguravam o seu funcionamento, que ao que tudo indica irão ser readmitidos nas suas funções no início do próximo ano.
Questionado se esta situação podia ter sido evitada, o director, Jorge Granja de Sousa, responde que «as regras mudaram e optámos por aguardar pelas alterações». «O Governo deixou isto tudo em banho-maria porque há uns meses atrás havia uma bonificação para os nossos contratos, depois suspendeu toda essa matéria de contratualizações com alguns benefícios. Agora, tudo indica que em Janeiro vai haver novas regras de contratualização, e não íamos deixar de ganhar, ou perder, essas bonificações que pudesse haver nessas novas contratualizações. Só foi por causa disso», esclarece.
«Estamos a ponderar que a partir de Janeiro voltemos a trabalhar, com toda a força e já com os pés bem assentes, isto é, com contratos, pelo menos no mínimo são três pessoas, através do Centro [de Emprego e Formação Profissional]», adianta.
Por outro lado, esta suspensão temporária «também nos dá a possibilidade de pensar em que tipo de produtos devemos apostar. E só por isso é que nós suspendemos», explica o dirigente, que admite que a situação acontece numa altura «complicada». «Tínhamos várias encomendas, e é nesta altura que mais se vende», justifica.
O assunto foi abordado, a pedido de um sócio, numa reunião realizada Domingo passado que não serviu «propriamente para resolver assuntos da Escola», como fazia crer um comunicado enviado à comunicação social na passada Sexta-feira, que tinha como assunto o «Fecho da escola de artes e ofícios de Maçainhas Guarda», do qual os responsáveis só tiveram conhecimento quando abordados pelos jornalistas. «Foi simplesmente uma reunião dos associados do Centro Social e Paroquial de Maçainhas», ao qual pertence a Escola.
GM