Etapa rainha da Volta a Portugal será no dia 12 ou 13 de Agosto

A etapa rainha da Volta a Portugal em Bicicleta, que vai ter a meta na Guarda, será no dia 12 ou 13 de Agosto. Este ano, a principal prova do calendário velocipédico nacional vai terminar numa terça-feira (dia 15 de Agosto, feriado nacional), em Viseu e tem início no dia 4, em Lisboa. A etapa da Guarda ainda não foi apresentada mas terá um percurso idêntico ao do ano passado, num traçado de montanha. Em 2016, os corredores, partiram de Belmonte e fizeram duas subidas ao Alto da Torre, descendo depois para Manteigas, antes de mais uma subida de Valhelhas à cidade mais alta. Já no circuito urbano, o pelotão subiu desde a Avenida de Salamanca até ao Jardim José de Lemos, com o vencedor a levar quase uma hora de avanço para o último classificado.
Outra novidade para a edição deste ano é a inclusão do interior alentejano no percurso, com o início da 2ª etapa em Reguengos de Monsaraz.
«O Alentejo Central e o Alto Alentejo vão ter uma presença plena na Volta a Portugal e logo na segunda etapa, que, porventura, será a mais longa», revelou”na Quarta-feira da semana passada, o director da prova, Joaquim Gomes, em declarações à agência Lusa.
A 79.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que vai assinalar os 90 anos da competição, parte, no dia 4 de Agosto, em Lisboa, com um prólogo, estando a”derradeira etapa marcada para o dia 15 do mesmo mês, em Viseu.
Segundo o director da corrida, o regresso ao interior alentejano está previsto para o terceiro dia de prova, a 6 de Agosto, com início em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, e chegada a Castelo Branco.
«A primeira etapa em linha, e esta não a poderei ainda revelar, fará a ponte entre Lisboa e a segunda etapa em linha», que ligará Reguengos de Monsaraz a”Castelo Branco, referiu Joaquim Gomes.
A passagem da corrida pela região foi possível graças a uma parceria da Câmara de Reguengos de Monsaraz com os municípios de Redondo, Borba e Vila Viçosa e com a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.