Ex-jogador Edmilson vai reunir com Câmara da Guarda para apresentar projecto de equipa sénior

A Associação Cultural Brasil Euskadi, de Espanha, e o antigo futebolista Edmilson (ex-FC Porto e Sporting) deverão encontrar-se ainda esta semana com responsáveis da Câmara da Guarda para apresentar um apresentar um projecto para uma equipa de futebol. O porta-voz da associação adiantou ao TB que o objectivo visa fazer com que a equipa que vier a ser criada suba, no espaço de quatro anos, à principal liga do futebol português.
O interesse daquela associação surge na sequência da notícia avançada esta semana pelo TB de que a Guarda é a única capital de distrito do país que não tem uma equipa sénior, sendo que oito têm as suas principais referências nos campeonatos distritais. As restantes estão distribuídas pelos campeonatos profissionais (I e II Liga) e Campeonato de Portugal.
Os motivos apontados pelos dirigentes são a falta de recursos financeiros mas há meios mais pequenos no concelho que esbarram com esta justificação, como são os casos em Vila Cortez do Mondego e Casal de Cinza, clubes liderados há muitos anos com os mesmos dirigentes e sedeados em aldeias com poucos habitantes. Depois que a Associação Desportiva da Guarda cessou a actividade desportiva, muitos foram os clubes que tentaram seguir as pisadas do histórico da cidade, mas sem sucesso.