Faleceu hoje o socialista Fonseca Ferreira, natural de Trancoso

Faleceu hoje o socialista António Fonseca Ferreira, natural de Trancoso, que coordenou a equipa que elaborou o Plano Estratégico da Guarda (1994-1995). Em comunicado, o PS nacional expressou o seu «profundo pesar» e recorda que Fonseca Ferreira foi um resistente antifascista (tendo integrado a CDE)» e que «já depois do 25 de Abril foi fundador do Grupo de Intervenção Socialista (1976), do Centro de Estudos Socialistas (1978) e do Movimento para o Aprofundamento da Democracia (1983)», tendo vindo a aderir ao PS em 1987.
Desempenhou ainda funções autárquicas, em representação do PS, na Assembleia Municipal de Trancoso e de vereador na Câmara Municipal de Palmela (2009-2012).
No PS desempenhou vários cargos, entre os quais, coordenador da secção do Lumiar e membro da Comissão Nacional e da Comissão Política. Candidatou-se a secretário-geral em 2011.
«Destacado especialista nas áreas da Habitação e do Planeamento Estratégico e Urbanística, com vasta obra publicada, foi ainda, entre 1998 e 2009, presidente da Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo», acrescenta o comunicado do PS.
O corpo de António Fonseca Ferreira será velado a partir das 17h30 de segunda-feira, capela Santa Joana Princesa, Alvalade, em Lisboa.