Faleceu Jaime Alberto do Couto Ferreira

O professor, historiador, escritor e pintor Jaime Alberto do Couto Ferreira, natural de Famalicão da Serra (Guarda), faleceu hoje em Coimbra, aos 78 anos. A notícia foi dada pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), instituição que ajudou a fundar e tendo sido membro da Comissão Executiva entre 2001 e 2012. No texto, o CEI aproveita para endereçar «sentidas condolências à família e amigos».
Nascido a 1 de Junho de 1944, Jaime Couto Ferreira frequentou o então Liceu da Guarda e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo depois convidado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu a actividade docente e de investigação até 2006, ano em que se jubilou, como recorda o CEI. Foi Fundador da Associação Portuguesa de História Económica e Social e um dos principais responsáveis pela concretização da ideia do Centro de Estudos Ibéricos, um desafio que tinha sido lançado por Eduardo Lourenço.
«Enquanto membro da Comissão Executiva do CEI (2001 a 2012) soube sempre qual o caminho que se deveria trilhar para concretizar a missão para a qual o Centro foi criado: contribuir para um renovado conhecimento da Península, aproximar os dois países, dinamizar entendimentos e congregar vontades, numa vocação ibérica que não esqueceria a região raiana e esta sua terra em particular», recorda o Centro de Estudos Ibéricos, adiantando que «pela dedicação e paixão pelo projecto, o CEI prestou-lhe homenagem pública, no dia 3 de Julho de 2013, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço».
Entre as diversas edições e publicações destacam-se “A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX”, “Apontamentos de História Económica e Social, “Farinhas, Moinhos e Moagens”, “A Dessacralização do Pão”, “A Electrificação do Centro de Portugal” e “Alembranças – Desenhos e Pinturas”, “Hieracita” .