Festa da Transumância e dos Pastores obtém segundo lugar e continua na corrida ao “7 Maravilhas da Cultura Popular”

A Festa da Transumância e dos Pastores (Seia) continua na corrida ao concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”. A candidatura ficou em segundo lugar na final regional, realizada esta Quinta-feira em Vila Nova de Foz Côa, o que lhe dá a possibilidade de participar no programa de repescagem, agendado para 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais, que se irão juntar aos 20 vencedores.

Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto, e a 5 de Setembro será efectuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular – SICAL, no prime-time da RTP.

A Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, recorde-se, foi a vencedora do distrito da Guarda, batendo a Cestaria Fina de Gonçalo (Gonçalo – Guarda), o Cobertor de Papa de Maçainhas (Maçainhas – Guarda), o Julgamento e Morte do Galo (Guarda), Nossa Senhora da Assedace (Casais de Fogosinho – Gouveia), as Tesouras de Tosquia (Donfins do Jarmelo – Guarda) e a Festa da Transumância e dos Pastores, cujo segundo lugar lhe permite continuar em jogo. As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em directo, a transmitir no mês de Julho, na RTP, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão directamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

foto: DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *