Festa dos “Santos da Guarda” de 11 a 26 de Junho
Dois anos após o interregno devido à pandemia de covid-19, os “Santos Populares” regressam às ruas da Guarda, entre os dias 11 e 26 de Junho. O programa deste evento, que está orçado em cerca de 100 mil euros, foi divulgado esta tarde em conferência de imprensa.
A Festa dos “Santos da Guarda” decorre em duas fases, primeiro: bairro a bairro, com os bailaricos, as tasquinhas, a fogueira e a boneca dos Santos Populares e outros festejos locais, na rua e depois com a “Festa de Encerramento” na Praça do Município, nos dias 24, 25 e 26.
Este ano serão doze os bairros a participar: Alfarazes (dia 11), N. Sr.ª de Fátima (12 ), Sequeira (13), Torrão (14), Luz (15), Lameirinhas (16), Galegos (17), Guarda-Gare (18), Póvoa do Mileu (19), Pinheiro (20), S. Vicente (21) e Bonfim (22).
Uma das novidades desta edição será o “Concurso do Melhor Caldo-de-Grão”. «O Município decidiu avançar desafiando os bairros a apresentarem a sua versão de uma das iguarias – tradicional do nosso concelho nesta época festiva – e que faz as delícias dos guardenses há séculos», refere a autarquia, acrescentando que «o público vai poder provar todos os caldos-de-grão candidatos, tanto nos respectivos bairros, como na “Festa de Encerramento” e o vencedor será anunciado no dia 26 de Junho.
A Festa de Encerramento terá três dias de duração, com destaque para a noite do dia 25, a partir das 21h30, em que haverá marchas populares, que, nesta edição, «contam exclusivamente com marchas convidadas provenientes dos bairros lisboetas da Bica, Bairro Alto, Ajuda e Olivais. No final haverá um concerto com Emanuel, na Praça do Município, onde também decorrerá durante os três dias a Feira de Artesanato.
De referir que a tradicional Feira Anual de S. João, no dia 24 de Junho, decorrerá este ano na zona de estacionamentos do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare. «Devido à relocalização da feira anual, o Município garante, nesse dia, o reforço dos transportes públicos na linha número 1 – que serve a zona da Estação – através de desdobramento de veículos, caso seja necessário», informou a autarquia. No dia 24, pelas 9 horas, também terá lugar um Passeio Equestre, organizado pela Associação Equestre da Guarda.