Fundação Côa Parque recebe 450 mil euros para projectos turísticos


SONY DSC
A Fundação Côa Parque viu aprovada uma candidatura a fundos do Turismo de Portugal destinados a projectos de valorização turística do Parque e Museu do Côa no montante de cerca de 450 mil euros, anunciou aquela instituição. «Logo que chegámos à fundação tentámos de imediato ver que instrumentos financeiros estariam à disposição para relançar a estratégia da fundação e vimos agora aprovadas esta candidatura no valor de cerca de 450 mil euros», disse à Lusa o presidente do Conselho Directivo da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro.
A candidatura foi financiada em 90% do seu total pelo Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, promovido pelo Turismo de Portugal. «O objectivo desta candidatura passa por preservar o património do Vale do Côa, e colocá-lo ao serviço de uma estratégia de dinamização turística e económica que sirva todo o território», frisou o responsável. Agora será feita uma distinção do que será necessário fazer no Vale do Côa e nos Núcleos de Arte Rupestre.
«No Museu do Côa é preciso adoptar um discurso museológico, que seja mais cativante, mais interativo e mais dinâmico, que esteja em permanente atualização, acompanhando muito de perto os conhecimentos que vão sendo aportados pelas equipas de investigação da fundação», indicou.
Bruno Navarro disse ainda que o Museu do Côa terá de se assumir como «o centro nevrálgico» da programação cultural da região, promovendo o diálogo com as mais diversas manifestações artistas contemporâneas.
O protocolo de atribuição dos fundos provenientes da candidatura será assinado na Segunda-feira, na presença do ministro da Cultura e da secretária de Estado do Turismo, que marcarão presença no fórum “Turismo sustentável no Côa: que futuro?”.