Futebol e Futsal em 2021


Para 2021 espera-nos um restart no desporto.
Sabemos que 2020 foi um ano terrível! Transversal a toda a sociedade, também o desporto em geral e o futebol/futsal em particular, não escaparam a este flagelo! Perspetiva-se que vão demorar anos a regressar aos níveis de março de 2020.
Após uma longa paragem, podemos constatar que, em termos de futebol e futsal distrital, esta pandemia veio influenciar de forma notória o normal decurso das competições. Atualmente há competição nas camadas Seniores, com menos equipas, devido à desistência de alguns clubes. Quanto às camadas jovens, estas encontram-se completamente paradas, com os clubes a somar despesas e sem receitas previstas. Temos um futebol/futsal tratado à margem de outros espetáculos, onde não se permite público, o que indigna os que ainda possuem alguma força para semana após semana competirem.
Vamos iniciar o ano com o lançamento de novas competições, por parte das Associações de Futebol, que permitirão o retorno de alguns agentes. No entanto, exige-se mais! Exige-se que se restruture toda aquela que era a realidade futebolística, de forma a que se possa minimizar esta paragem e o impacto da mesma. É urgente encontrar uma solução que mantenha os Dirigentes, Treinadores, Atletas e Árbitros ligados ao desporto. Que se consiga unir e apoiar no sentido de, assim que seja permitido, todos juntos voltem a participar na festa do futebol/futsal.
Falando de jovens atletas e de futebol/futsal de formação preocupa-me, vigorosamente, o que será destes jovens que atualmente estão impedidos da prática desportiva, particularmente por falta do objetivo de competição. Sabe-se que a prática desportiva está condicionada por uma orientação da DGS e que essa condicionante tem feito, aos poucos, aumentar o abandono. Este afastar competitivo vai ter impacto em termos desportivos, mas acima de tudo em termos pessoais, tornado os jovens mais sedentários e pondo em causa a sua literacia motora.
Partir para 2021 será sempre com o sentimento de que 2020 foi um ano negativo. Teremos que nos agarrar ao que de bom aconteceu e usar os exemplos positivos de superação e sucesso, como mote e ânimo para trilhar um caminho que se espera com bastantes obstáculos. Mas que será, com certeza, rumo a um futuro melhor!
A todos um feliz 2021, cheio de saúde e sucessos, quer pessoais, profissionais ou desportivos, mas acima de tudo Protejam-se!
Marco Rodrigues, ex-árbrito