Germano Cardoso é o único candidato à Associação de Atletismo da Guarda
Germano Cardoso é o único candidato à Associação de Atletismo da Guarda. As eleições realizam-se amanhã à noite e o actual presidente encabeça a única lista a sufrágio para mais um mandato de 4 anos. Aumentar o número de clubes filiados e a qualidade das provas organizadas são os principais objectivos. Na entrevista que deu ao TB, Germano Cardoso referiu que um dos factores que o levam a abraçar mais um mandato foi o facto de não terem surgido mais listas.
Germano Cardoso, que encabeça a única lista candidata à Associação de Atletismo da Guarda, deverá ser reconduzido a mais um mandato de 4 anos. As eleições realizam-se amanhã, a partir das 20H30, e a tomada de posse está marcada para logo a seguir à contagem dos votos.
Na entrevista que deu a este semanário, o dirigente referiu que a principal razão que o levou a recandidatar-se «foi o facto de não haver mais listas a sufrágio» e entender que «a Associação não podia correr o risco de ser gerida por uma comissão administrativa». Germano Cardoso que parte agora para um segundo mandato, faz um balanço positivo dos últimos quatro anos porque a direcção conseguiu recuperar algumas situações que estavam menos ajustadas e o número de atletas também aumentou. «Tudo o que estava calendarizado foi concretizado», refere.
As prioridades para o próximo mandato passam por «continuar o trabalho efectuado até aqui, porque a situação financeira está estabilizada». Para além de pretender aumentar o número de atletas e de clubes, o responsável pelo Atletismo no distrito reforça que «é importante manter a qualidade das provas, como é o caso do Meeting Internacional de Atletismo, que se realiza todos os anos, no início do Verão, no Estádio Municipal da Guarda. «É um objectivo prioritário da Associação. Tentar manter a qualidade e, se possível, melhorar», diz, a acrescentando ainda que «este ano até se registou um aumento do número de atletas».
Realizar provas em todos os concelhos do distrito é que parece ser um objectivo mais difícil de concretizar, tal como o aparecimento de mais equipas. Actualmente, a Associação está representada, por equipas, nos concelhos de Almeida, Gouveia, Guarda, Sabugal, Seia e Foz Côa, sendo muito provável que o Trancoso também se faça representar na próxima época, através do Grupo Desportivo. Germano Cardoso ressalva, no entanto, que há concelhos que não têm equipas mas recebem e organizam provas como são o caso de Celorico da Beira, Manteigas e Pinhel. Nos restantes, a actividade é quase nula, apesar dos esforços da Associação. «Não é um desafio fácil porque são necessários recursos humanos vocacionados para a modalidade e voluntários e muitas das vezes até se torna difícil para a organização de outras modalidades. No entanto, a Associação tem uma óptima relação com todos os municípios e está sempre aberta a qualquer proposta que seja apresentada para a realização de qualquer evento», justifica.
No entanto, o dirigente deixa entender que, numa altura em que ainda decorre o período de transferências, é quase certa a participação do Grupo Desportivo de Trancoso com uma equipa de Atletismo na próxima época. «Deve ser a única novidade», diz.
AAG foi fundada em 1977
A Associação de Atletismo da Guarda foi fundada oficialmente em 28 de Janeiro de 1977.
A iniciativa de reunir um conjunto de pessoas com vista à constituição de uma Associação de Atletismo na Guarda foi da Direcção Geral dos Desportos através do seu delegado na Guarda, Mário Cameira Serra e de Rui Costa, técnico daquela entidade e coordenador do Atletismo na Região das Beiras.
O primeiro calendário de competições incluiu 6 provas, que foram realizadas entre os dias 25 de Junho e 9 de Outubro. O 1º Grande Prémio de Atletismo, que ainda hoje se realiza mas com pouca notoriedade, teve a sua 1ª edição em 1977.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt