Gil Barreiros é o novo presidente da Mesa de Congressos da Liga de Bombeiros Portugueses


O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Gouveia, Gil Barreiros, foi eleito presidente da Mesa de Congressos da Liga de Bombeiros Portugueses. O dirigente integrava a candidatura liderada por António Nunes que venceu as eleições no passado Sábado para os órgãos sociais para o triénio 2021-2025. A lista de António Nunes, ex-inspector da ASAE e actual presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, recolheu 416 votos contra 249 obtidos pela candidatura de António Carvalho, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Póvoa de Santa Iria e presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa. O Congresso onde foi realizada a eleição contou com a participação de 18 das 23 associações humanitárias de bombeiros do distrito da Guarda.
No sufrágio, feito por voto secreto, cada associação teve direito a dois votos, um do presidente da direcção e outro do comandante. Contabiliza-se ainda um voto por cada Federação. Recorde-se que da lista vencida fazia parte o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Egitanienses, Carlos Gonçalves, candidato ao lugar de vice-presidente da Mesa de Congressos.
Gil Barreiros diz sentir «uma honra infinita» por representar os Bombeiros de Gouveia e de ser «o primeiro dirigente de Bombeiros do Distrito da Guarda a ocupar o cargo institucional, mais importante da Liga dos Bombeiros Portugueses». No rescaldo eleitoral, o novo presidente da Mesa de Congressos agradeceu «às associações de Bombeiros do Distrito que maioritariamente» o apoiaram, aos colegas de direcção dos Bombeiros de Gouveia e ao Comando «pela força» que transmitiram e a quem o incentivou «para prosseguir este caminho». Agradeceu também a António Nunes «pela confiança depositada».
A equipa de António Nunes integra ainda outros representantes do distrito da Guarda, como os comandantes de Fornos de Algodres, do Sabugal e do Soito que integram grupos de trabalho. E na proposta de criação de um Conselho Consultivo estão também o presidente da Associação dos Bombeiros de Trancoso e Virgílio Borges de Seia. A tomada de posse dos novos órgãos está marcada para dia 8 de Janeiro. (Notícia completa na edição desta semana do Jornal Terras da Beira)