GNR da Guarda assinala dia da Unidade com cerimónia militar na presença do ministro da Administração Interna

O Comando Territorial da GNR da Guarda comemora amanhã, Sexta-feira, o Dia da Unidade com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. O programa comemorativo inicia-se pelas 9h30 com uma cerimónia militar e a apresentação das forças em parada. Segue-se a integração do Estandarte Nacional e as intervenções alusivas à efeméride pelo Comandante da Unidade e pelo ministro da Administração Interna. Haverá imposição de condecoração ao Estandarte da Unidade e imposição de condecorações e homenagem aos militares falecidos.
A sessão termina com um desfile em parada, com o Estandarte Nacional e Escolta, o Guião da Unidade Pelotão de Infantaria, Pelotão do Destacamento de Intervenção, Bloco Motorizado, Pelotão da Guardia Civil e crianças dos Agrupamentos de Escolas do Concelho. À noite pelas 21 horas haverá um concerto pela Banda Sinfónica da GNR no Teatro Municipal da Guarda.
A data celebra a chegada dos primeiros elementos da Guarda Republicana à cidade mais alta a 2 de Dezembro de 1914. O Comando Territorial da GNR recorda que o acontecimento foi «festivamente assinalado pelas entidades de locais e população citadina». Como notificou o jornal “O Combate”, o dia «estava de rigoroso inverno, caindo uma chuva impertinente» o que não impediu de, à entrada da cidade, afluir «muito povo com a bandeira da Infantaria n.º12, irrompendo em manifestações entusiásticas ao chegar da força». Esta era comandada pelo Capitão Cesário de Augusto d´Almeida Viana, tendo como «subalterno o Alferes João Afonso de Miranda, 1.º sargento João Batista Cardoso de Brito, sete 2.ºs sargentos, 126 cabos e soldados e 1 corneteiro».