GNR decide fecho temporário de cinco postos de atendimento no distrito da Guarda


A GNR suspendeu temporariamente o funcionamento de cinco postos de atendimento reduzido (PAR) no distrito da Guarda: Freixedas, Freixo de Numão, Miuzela, Pínzio e Vila Nova de Tázem [Gouveia]. A GNR adiantou à Lusa que há outros quatro PAR que estão com actividade suspensa apenas ao fim-de-semana, como são os casos de Loriga, Paranhos da Beira, Soito e Vila Franca das Naves [Trancoso]. «Esta medida permitiu a transferência temporária de 47 militares para os postos Sede de Agrupamento», acrescenta.
Segundo a GNR, a suspensão temporária da actividade de alguns postos territoriais, «os quais já funcionavam em Regime de Atendimento Reduzido, teve como pressuposto as circunstâncias particulares e excepcionais que o país atravessa [devido à pandemia causada pela covid-19], em especial a reposição do controlo de fronteiras terrestres, tarefa essa com forte empenhamento da Guarda Nacional Republicana».
«Assim, a Guarda [GNR] considerou operacionalmente vantajoso adoptar esta medida temporária, à semelhança do que já ocorreu na fase inicial da pandemia, a qual permite alocar um maior número de militares para o serviço operacional, nomeadamente para o controlo da fronteira terrestre, sublinhando-se que a mesma apenas vigorará enquanto se afigurar absolutamente necessário, retomando a situação de normalidade logo que possível», remata.