Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela vai para a estrada entre 13 e 15 de Maio


Com o objectivo de promover a região vai para a estrada, entre os dias 13 e 15 deste mês, o 1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A prova foi apresentada numa unidade hoteleira, em Unhais da Serra, na Covilhã, e conta com a participação de várias equipas portuguesas e internacionais. A caravana vai passar em todos os concelhos que fazem parte da Comunidade Intermu-nicipal Beiras e Serra da Estrela. A Guarda é o local de partida da última etapa que termina nas Penhas da Saúde.
Foi apresentado, em Unhais da Serra, na Covilhã, o 1º Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, na modalidade de ciclismo de estrada.
A prova, que decorre entre 13 e 15 de Maio, conta com 3 etapas. A primeira liga Pinhel a Vilar Formoso (145 quilómetros), segue-se o percurso entre o Sabugal e o Fundão (192) e, por fim, a etapa raínha entre a Guarda e as Penhas da Saúde (194 quilómetros).
No total são mais de 500 quilómetros a percorrer pelos corredores de 15 equipas inscritas nas estradas dos concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela. A 1ª etapa tem metas volantes em Trancoso, Meda e Almeida e a segunda em Belmonte e Orca. Já na “tirada” entre a Guarda e as Penhas da Saúde, as metas volantes ficam em Orjais, Gouveia e Fornos de Algodres.
A prova conta com a participação das equipas portuguesas da Efapel, Tavira Sporting, Rádio Popular Boavista (do corredor da Guarda, David Rodrigues), W52 FC Porto, La – Paredes, Louletano e da Selecção Nacional de Sub-23. De Espanha participa a Caja Rural – Seguros RGA. Na caravana vão estar ainda as formações do Inteja MMR (República Dominicana), One Pro Cycling (Inglaterra), NASR – Dubai (Dubai), Lokosphinx (Rússia) e Amore & Vita (Itália).
O 1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela visa utilizar o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela. «Esta prova tem como alvo principal a promoção regional e a projecção desta região, com enormes potencialidades naturais e diversificado património natural, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano», diz a organização em comunicado de imprensa, que adianta que «os três dias de prova estão estrategicamente colocados no calendário Internacional de Ciclismo, dado ser início de época e poder captar o máximo de equipas internacionais. Já o percurso também foi desenhado para que a prova percorra todo o território abrangente dos 15 municípios envolvidos no evento».
Ao captar para o seu território uma prova internacional que junta os melhores ciclistas do pelotão internacional, a Associação de Municípios da Cova da Beira em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e o Turismo do Centro de Portugal, vislumbra uma oportunidade soberana de aprofundar e divulgar no contexto europeu a região, estando já em análise a proposta de, na próxima edição do evento, ser realizada uma etapa na província espanhola de Salamanca.
A intenção de promover a região através do ciclismo foi partilhada entre as várias partes que estiveram na apresentação do evento.
O director da Prova, Carlos Pereira, frisou que «o objectivo é captar muitos visitantes e promover a região». Uma opinião comungada pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
No caso de um dos parceiros, a Turismo Centro de Portugal, Adriana Rodrigues referiu que é importante promover a oferta turística do Interior do País.
A 1ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela nasce da vontade conjunta de várias entidades regionais. O presidente da CIMBSE, Paulo Fernandes, sublinhou a visibilidade e a promoção do território e o presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, José Manuel Biscaia não escondeu que o principal objectivo é promover a região e que nos próximos anos a prova pode ser alargada ao território espanhol.
O investimento na competição é de 150 mil euros repartidos com apoios de várias entidades.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt