Grua do antigo cine-teatro vai ser retirada
Estão dadas por concluídas as obras de consolidação da cobertura do edifício do antigo cine-teatro da Guarda. Para hoje está prevista a retirada da grua, colocada há cerca de meio ano, devendo o trânsito ficar cortado no Largo de S. João.
Como o TB noticiou em Julho do ano passado, o antigo Cine-Teatro da Guarda poderá brevemente vir a ter uma nova vida, como referiu uma fonte da empresa Predial da Corredoura, adiantando que as obras efectuadas até agora e as que vierem a ser feitas de impermeabilização, visam «reabilitar o edifício e retribuir-lhe a dignidade enquanto paisagem urbana».
O antigo cine-teatro foi projectado pelo arquitecto Manuel Alijó e inaugurado a 4 de Julho de 1953. O primeiro espectáculo esteve a cargo da Companhia do Teatro Nacional D. Maria II, dirigida por Robles Monteiro e Amélia Rey Colaço, que levou à cena a peça “O caso do dia”, de Ramada Curto. Três dias depois foi a vez do cinema, com a exibição do filme “O Homem Tranquilo”, de John Ford, interpretado por John Wayne e Maureen O´Hara. Sucedem-se filmes, peças de teatro, de revista e de ópera. O Cine-Teatro foi ao longo dos anos perdendo clientela e em 1987 encerrou. E assim se mantém desde então.
Foi comprado em 1997 por Antero Cabral Marques. A então presidente da Câmara da Guarda, a socialista Maria do Carmo Borges, ainda tentou adquirir por cerca de 500 mil contos (2,5 milhões de euros), mas o proprietário exigiu que fosse pago o dobro. A autarquia não aceitou e decidiu construir uma sala de espectáculos, o actual Teatro Municipal.
Depois o proprietário ainda tentou avançar com a transformação do edifício em centro comercial, com escritórios, sala de cinema e parque de estacionamento. Também nada disto foi avante. Actualmente, o edifício permanece de portas fechadas à espera que brevemente lhe seja dado vida.