Grupo Desportivo de Meda estreia-se em competições oficiais da AFG

O Grupo Desportivo de Meda estreia-se, no dia 15 deste mês, nas competições oficiais da Associação de Futebol da Guarda (AFG). Fundada no passado dia 29 de Junho, a colectividade vai ter 3 equipas de Futsal (petizes e seniores masculinos e femininos) e dança. O objectivo deste novo clube é desenvolver a actividade física nas pessoas do concelho, quer a nível lúdico como competitivo. A presidente do Grupo Desportivo de Meda, Ana Lourenço, diz que a adesão está a ser fantástica.
O Grupo Desportivo de Meda foi fundado no passado mês de Junho e no dia 15 de Setembro estreia-se em competições oficiais, mais concretamente no Campeonato Distrital de Futsal (masculino e feminino).
A presidente, Ana Lourenço, que abraçou o projecto em conjunto com outros elementos daquele concelho, disse a este semanário que «a colectividade nasceu da necessidade de colmatar a falta de futsal feminino e da dança, uma vez que o futsal masculino nos escalões de seniores e de petizes já existiam no concelho». No futuro, o clube pretende criar mais modalidades, mas «apenas se forem exequíveis». «Se forem modalidades exequíveis, colocam-se em prática», reforça.
Ana Lourenço explica que «o objectivo do Grupo Desportivo de Meda passa por criar a actividade física nas pessoas, que a população desfrute dessas actividades, quer numa vertente lúdica, quer numa vertente mais competitiva e contribuir para a projecção e desenvolvimento do concelho».
Para já, a adesão das pessoas tem sido positiva. No conjunto das três equipas de Futsal estão inscritos cerca de 40 atletas e já há 30 pré-inscrições na dança, uma vez que o clube tem promovido demonstrações junto das escolas do concelho. Na dança já há dois grupos: um dos 4 aos 7 anos e outro dos 8 aos 12 anos.
«Os próximos passos é encontrar uma sede e apoios para continuar com este novo projecto», refere Ana Lourenço, que adianta que «o clube pediu à Câmara uma sala para a dança, que já está a funcionar no Complexo das Piscinas Municipais e o Pavilhão Gimnodesportivo para os treinos e jogos das equipas de Futsal. Falta uma sede e definir os apoios, uma vez que os únicos apoios financeiros até agora são privados. Outro objectivo prioritário é a angariação de sócios e no final de cada época organizar uma gala do desporto com a participação de atletas, pais, membros da associação e entidades».
A pouco mais de uma semana do clube iniciar a actividade competitiva, Ana Lourenço anunciou que «os equipamentos são de cor cinzento escuro para todas as equipas, mas o equipamento feminino tem umas listas verticais nas camisolas e nos calções de cor de rosa e nos masculinos cor de laranja. Já no logótipo predomina o verde e o amarelo».
O primeiro jogo de futsal masculino é no dia 15 deste mês, altura em que o Grupo Desportivo de Meda recebe os vizinhos dos Amadores de Foz Côa. O Campeonato conta com a participação de 9 equipas. Para além dos conjuntos de Meda e Foz Côa, a prova conta ainda com o Sporting do Sabugal, Desportivo de Gouveia, Grupo Desportivo das Lameirinhas, Penaverdense, CDC Pinheiro, Mileu e Desportiva de Manteigas. Na Taça distrital de Futsal, a colectividade de Meda ficou isenta na pré-eliminatória e já tem presença assegurada nos quartos-de-final da competição, altura em que recebe o Mileu.
Já a equipa feminina do Grupo Desportivo de Meda inicia o campeonato, também na condição de visitada, frente ao Seia Futebol Clube. Em competição estão ainda o Celoricense, Trancoso, Guarda 2000, Guarda Unida, Pinhelenses, Vila Franca das Naves e Penaverdense.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt