Guarda e Viseu deverão perder um deputado

Guarda e Viseu deverão perder um deputado na Assembleia da República quando se realizarem as legislativas. Lisboa e Porto vão ficar a ganhar com essa perda. A perda de eleitores no Interior tem sido uma tendência nos últimos anos. No círculo eleitoral da Guarda, estão nesta altura inscritos 153.223 eleitores, menos 5.621 do que em 2017 e menos 14.748 do que em 2013. O mapa do número de eleitores publicado no início deste mês têm como data de referência o dia 31 de Dezembro de 2018.
Ontem, no discurso de encerramento das comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizado pela Comissão Política Concelhia do PSD Guarda, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, afirmou que se tratava de «uma notícia triste», acrescentando que vai «continuar a clamar pela revisão do sistema eleitoral».
O jornal “Público” noticia hoje que «os cálculos ainda decorrem e só estarão terminados após o fecho dos cadernos eleitorais pela Direcção-Geral da Administração Eleitoral, 60 dias antes das eleições legislativas de 6 de Outubro, ou seja, no início de Agosto». O jornal recorda que o Tribunal Constitucional terá de sortear a lista dos partidos e coligações candidatos às legislativas até ao 41º dia antes do acto eleitoral.
Refere o “Público” que «a cinco meses de distância, porém, as projecções que têm sido feitas com base na lista de recenseamento eleitoral publicada a 1 de Março em Diário da República apontam para que haja esta redistribuição de deputados».
Assim, o círculo da Guarda deverá baixar de quatro para três deputados e Viseu de nove para oito. Acrescenta o jornal que Lisboa deverá passar a eleger 48 deputados e o Porto 40. A distribuição dos 230 deputados nos outros círculos eleitorais mantém-se: Braga 19; Setúbal 18; Aveiro 16; Leiria dez; Santarém, Coimbra e Faro nove cada; Viana do Castelo e Madeira seis cada; Vila Real e Açores cinco cada; Castelo Branco quatro; Bragança, Évora e Beja três cada; Portalegre, Europa e Fora da Europa dois cada.