Guarda investe 725 mil euros em livros, material informático e obras em escolas
A Câmara Municipal da Guarda anunciou que este ano lectivo investiu cerca de 725 mil euros em obras em escolas, material informático e na oferta de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. «Neste ano lectivo, todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico público no concelho da Guarda recebem gratuitamente os livros escolares», diz a autarquia presidida por Álvaro Amaro (PSD/CDS/PP).
A medida representa um investimento na ordem dos 40 mil euros e contempla 966 alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, que frequentam os dois agrupamentos do concelho, a quem o município oferece os manuais escolares. «Recebem também auxílio económico para material escolar 423 alunos dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos integrados nos escalões A e B da ação social escolar», indica a fonte, sendo que, no total, são apoiados pela autarquia 1.052 alunos.
Para acederem a este benefício, os encarregados de educação levantaram nos Serviços de Educação do município um vale personalizado que puderam trocar pelos manuais escolares nas livrarias da cidade.
Este ano lectivo, a Câmara Municipal da Guarda também realizou obras em vários estabelecimentos de ensino do concelho, que representam um investimento superior a 622 mil euros. Segundo a autarquia, as intervenções de «grande envergadura» envolveram as escolas básicas de Santa Zita, Alfarazes, Lameirinhas e Adães Bermudes e os jardins-de-infância de São Miguel, Lameirinhas e Bairro da Luz.
A modernização do parque informático escolar foi outra das apostas do executivo municipal, com a instalação de diverso equipamento informático, que representou um investimento que ronda os 63 mil euros.