Guarda recebe na Páscoa patrulhas conjuntas da PSP e da Polícia espanhola

A cidade da Guarda vai assistir na sexta-feira, pela primeira vez, a uma acção de patrulhamento conjunto da PSP e do Corpo Nacional de Polícia de Espanha para apoiar os turistas espanhóis de visita à região.
Dois elementos do Corpo Nacional de Polícia de Espanha, da Comissaria Provincial de Salamanca, vão participar, com elementos da PSP, em «patrulhas conjuntas de proximidade e visibilidade» em zonas de interesse comercial, histórico, monumental, de lazer e de restauração da cidade da Guarda, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Distrital da PSP.
Segundo a fonte, a presença dos agentes incide «nas zonas de maior afluxo de visitantes portugueses e espanhóis» e visa «prestar apoio aos turistas e prevenir pequenos delitos criminais». «A acção é no sentido de prestar apoio aos turistas espanhóis que na época da Páscoa, tendo em conta a proximidade da fronteira, se deslocam à cidade da Guarda», explicou.
A fonte referiu que a colaboração entre a PSP e o Corpo Nacional de Polícia espanhola já tem acontecido, nesta época do ano, «com êxito», em outros comandos distritais da PSP do país, chegando agora à cidade da Guarda, «que fica próxima da fronteira e costuma registar [pela Páscoa] a presença de muitos turistas» do país vizinho.
A cooperação entre a PSP e a Polícia de Espanha surgiu no âmbito de um memorando de colaboração que foi assumido entre as duas entidades em dezembro de 2013, «visando o reforço de mecanismos de cooperação técnico policial entre ambas as polícias», lembra o Comando Distrital da Guarda da PSP.