Guarda recebe a penúltima etapa da Volta a Portugal


O percurso entre a Lousã e a Guarda será feito na penúltima etapa da Volta a Portugal, que se realiza entre os dias 4 e 15 de Agosto. O final da etapa rainha será na cidade mais alta, no dia 14, com a meta a ser instalada no jardim José de Lemos. A apresentação da principal prova do calendário velocipédico nacional foi realizada esta Segunda-feira em Lisboa. Após os 184 quilómetros, que incluem a subida ao Alto da Torre na Serra da Estrela e a escalada até à Guarda, devem saltar para os primeiros lugares os principais candidatos à vitória final. No último dia, o contra relógio, em Viseu, irá consagrar o vencedor.
O director da prova, Joaquim Gomes revelou que a etapa que termina Guarda é a «última possibilidade de confronto “ombro a ombro”, “olhos nos olhos”. Serão os derradeiros 185 quilómetros em que a Lousã verá partir, a caminho da Guarda, os “Bravos da Estrada”. Góis, Arganil, Oliveira do Hospital, com o seu Arco Romano de Bobadela, como pano de fundo, assistirão ao calvário que vai conduzir a Seia e ao Alto da Torre, único Premio de Montanha de categoria Especial da prova. Ultrapassado o “Bojador”, teremos o Vale Glaciar e Manteigas a conduzir a caravana até à escalada final que reencontra a cidade mais alta de Portugal, a Guarda. Se, ainda assim, restarem duvidas, o acerto final, de contas, terá de ficar para Viseu». A nona etapa, que vai começar na Lousã, contabiliza seis contagens de montanha com a subida ao ponto mais alto da Estrela a fazer-se pela vertente de Seia. Depois do mítico prémio de categoria especial, na Torre, a corrida segue em direcção à Guarda.
Mas a primeira passagem pelo distrito da Guarda irá surgir na primeira metade da competição. No dia 7 de Agosto, na 3ª etapa, os corredores saem de Figueira de Castelo Rodrigo em direcção a Bragança, numa distância de 162 quilómetros. «É um percurso extremamente sinuoso, do qual o calor e a travessia da Serra de Bornes serão os principais obstáculos. As primeiras dificuldades registar-se-ão, logo no primeiro terço da etapa com a passagem em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo. Será já em estradas brigantinas que a derradeira selecção se fará, com a Avenida D. Sancho I a assistir, certamente, à chegada de um pelotão muito fraccionado», antevê o director da prova.
A Volta a Portugal em Bicicleta, que já vai na 79ª edição, tem início no dia 4 em Lisboa, com um prólogo, sendo que a 1ª parte liga Vila Franca de Xira a Setúbal. O final será no dia 15 de Agosto, em Viseu.