Guarda UD – 1 ACD Soito – 2 Locais ainda não pontuaram


O Guarda Unida perdeu, 2-1, com a Associação Cultural e Desportiva do Soito e continua sem pontuar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão.
Com poucas novidades em relação à época passada, mas com muitos juniores de 1º ano no onze titular, o Guarda Unida sentiu dificuldades nos minutos iniciais mas foi equilibrando o jogo ainda no decorrer da primeira parte.
O primeiro sinal de perigo pertenceu à Desportiva do Soito. Aos 11 minutos, na sequência de um livre no lado direito apontado por Jorgito, Zé Pedro cabeceou por cima. Pouco depois, João Rito inaugurou o marcador, após um livre apontado no lado esquerdo. Os locais não acusaram o golo e poderiam ter restabelecido a igualdade por Zézito, que permitiu a defesa do guarda-redes Tiago.
Pouco depois da meia hora de jogo, novamente na sequência de um lance de bola parada, o Guarda UD chegou à igualdade. Pedro Lopes colocou a bola na área e Zé Pedro, de cabeça, marcou na própria baliza.
A igualdade ao intervalo ajustava-se ao trabalho feito pelas duas equipas, mas castigava alguma passividade por parte dos raianos.
Praticamente no início da etapa complementar, Tiago Dias, a passe de João Rito, marcou o golo que sentenciou a partida. O treinador dos locais, Carlos Coelho, ainda fez várias alterações, mas sem sucesso, uma vez que, com mais experiência, a formação do Soito soube controlar a vantagem, ainda que mínima.
No final do encontro, o treinador referiu que «foi um jogo muito disputado contra uma equipa experiente, mas estes primeiros jogos fazem parte de uma aprendizagem». «Vamos tentar conquistar pontos nestas primeiras 5 ou 6 jornadas para depois podermos evoluir porque esta equipa é muito jovem, dois jogadores da defesa têm 17 anos e havia muitos juniores no banco, mas só jogando é que podem evoluir e, por isso, a equipa tem uma grande margem de progressão», disse, acrescentando ainda que «neste encontro o Guarda Unida foi pouco criativo, pouco dinâmico e não criou situações de perigo para a baliza do Soito».
Carlos Coelho ainda não dá o plantel como encerrado e, apesar das duas derrotas já acumuladas, pensa conquistar «pelo menos um ponto na próxima jornada em S. Romão».
Do lado da Desportiva do Soito, o treinador, Faneca Alves não, gostou da 1ª parte mas considerou que «a equipa esteve melhor na segunda parte e poderia ter marcado mais golos». «O objectivo é melhorar a classificação da época passada, que foi o 9º lugar e o plantel já está fechado», adiantou.
.