Habitantes de Benespera aderem a passeio em comboio especial

Cerca de 90 residentes e naturais da aldeia de Benespera, no concelho da Guarda, apelidada de “Capital Ferroviária da Linha da Beira Baixa”, vão seguir a bordo de um comboio especial que fará uma viagem pela Beira Interior no Sábado.
O passeio de comboio, promovido pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC), teve uma grande adesão dos habitantes de Benespera que, desde a reactivação do troço da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Guarda e da Covilhã, em Maio de 2021, têm promovido várias acções de valorização da infraestrutura ferroviária que ali tem um apeadeiro.
«Da Benespera vão partir 56 pessoas mais crianças, até ao Entroncamento [em comboio Intercidades]. E, depois, no Entroncamento, além destas 56 pessoas, estão mais 25, que são da Benespera, mas que não vivem cá, que entram no comboio especial no Entroncamento e vêm até à Benespera. Portanto, no comboio especial nós vamos ser 85 a 90 pessoas, com idades entre os 2 e os 80 anos», disse hoje à agência Lusa Filipe Santos, morador na Benespera.
O jovem, que tem sido o dinamizador de várias acções relacionadas com o regresso do transporte ferroviário à freguesia, lembrou que as iniciativas já promovidas levaram a que o actual director da CP, José Carlos Barbosa, em Dezembro de 2021, tenha intitulado a aldeia, localizada no Vale da Teixeira, como sendo «a Capital Ferroviária da Linha da Beira Baixa, por tão bem receber as pessoas».
A designação foi bem recebida na aldeia e a presença na viagem de Sábado pretende, justamente, valorizar o facto de o comboio especial fazer ali uma paragem no percurso, que será «a única [a realizar] no distrito da Guarda». «Temos todo o gosto em ser considerados [a Benespera] a “Capital Ferroviária da Linha da Beira Baixa” e entendo que a marca pode ser potenciada e tem muito para avançar», disse Filipe Santos.
O responsável lembrou que desde a reabertura do troço Guarda – Covilhã, já foram realizadas várias iniciativas relacionadas com a temática da ferrovia. A primeira acção realizou-se no dia 18 Abril de 2021, no momento da passagem do primeiro comboio de carga na linha: «Neste mesmo dia era a festa de Santo Antão. A população saiu da eucaristia campal e foi para a estação saudar a passagem do primeiro comboio».
No dia da inauguração da via, a 2 de Maio de 2021, cerca de 100 habitantes viajaram entre Benespera – Guarda e Guarda – Benespera e, a 4 de Maio, Filipe Santos marcou presença na viagem inaugural pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.
Mais tarde, no dia 5 de Setembro, o primeiro-ministro, António Costa, fez a viagem entre Guarda e Covilhã e, na Benespera, «saudou os populares à porta do comboio».
O passeio de comboio pela Beira Interior em comboio especial agendado para Sábado, por iniciativa da APAC, parte pelas 7:24 do Porto/Campanhã e regressa à mesma estação pelas 19:48, com paragens em Aveiro, Coimbra – B, Entroncamento, Tortosendo (para almoço) Benespera, Guarda (paragem técnica) e Pampilhosa.
«Tanto a locomotiva 2610 como as nove carruagens Schindler que compõem este comboio especial encontravam-se afastadas de serviço há muitos anos», referiu a APAC em comunicado.
O passeio pela Beira Interior «irá percorrer mais de 730 quilómetros nas linhas ferroviárias do Norte, da Beira Baixa e da Beira Alta, proporcionando aos seus mais de 400 participantes uma experiência única e inesquecível por algumas das mais belas paisagens do Portugal Interior», segundo a nota.