Holocausto no Museu à Noite

O primeiro Museu à Noite deste ano, iniciativa promovida pela Câmara de Pinhel todas as últimas quintas-feira do mês, é dedicado ao tema do Holocausto. António Martins, da Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, é o conferencista convidado. A sessão está marcada para as 21h00 da Casa da Cultura.
«Atendendo a que no dia 27 de Janeiro se assinala o Dia Internacional da Memória do Holocausto, instituído em 2005 por uma resolução das Nações Unidas e adoptado pela União Europeia, nesse mesmo ano, a tertúlia da última Quinta-feira do mês, dia 28, vai permitir-nos “Um olhar sobre o holocausto” para que possamos refletir sobre este dramático facto que marcou negativamente a História Contemporânea da Europa», justifica a autarquia em nota de imprensa.
«Os conflitos que opõem países, religiões ou etnias são responsáveis pela deslocação de pessoas em circunstâncias difíceis e desumanas. Foi assim no passado, é assim no presente. Neste contexto, o Museu à Noite de Janeiro propõe-se abordar o tema da deslocação forçada de pessoas, levada ao extremo da dignidade humana, que conduziu à morte de milhares de homens, mulheres e crianças que, porque viviam de forma diferente, foram sujeitos ao Holocausto», recorda.
«Numa colaboração com a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, o professor António Martins mostrará por que não devemos esquecer que o Holocausto foi uma realidade», conclui a Câmara de Pinhel.