Hospital da Guarda aumenta internamento para doentes covid com a ajuda do projecto Aconchegar


A Unidade Local de Saúde da Guarda recebeu, esta manhã, 10 camas de articulação eléctrica oferecidas pelo projecto Aconchegar, que permitem equipar um novo espaço de internamento covid-19, no Hospital Sousa Martins, na Guarda. Está prevista a chegada de mais 8 camas amanhã.
As novas camas vão ser instaladas numa área ampla junto dos internamentos covid que entrará em funcionamento ainda esta semana. Numa nota de imprensa, a ULS da Guarda cita o porta-voz da iniciativa Aconchegar, Nuno Guerra, que explica que a entrega das camas é «a resposta a um pedido de ajuda formulado esta segunda-feira» tendo sido «possível mobilizar em tempo recorde 18 camas eléctricas, 18 colchões e 36 guardas metálicas» para entregar ao Hospital da Guarda.
O presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, João Barranca, manifesta-se grato «com a prontidão de resposta e com esta oferta da Iniciativa Aconchegar, que possibilita aumentar a nossa capacidade ao nível do Internamento covid-19, tão necessária no actual período de pressão em que nos encontramos». «Reconhecemos e agradecemos penhoradamente a importância destas iniciativas solidárias da sociedade civil, que nos ajudam a manter a prestação adequada de cuidados de saúde», sublinha o dirigente.
O projecto Aconchegar nasceu como resposta à necessidade de levar conforto a quem mais precisa, é coordenado pela Fundação São João de Deus e pelo Chapter Português da International Association of Microsoft Channel Partners (associação de parceiros Microsoft em Portugal), contando com o apoio de um número alargado de embaixadores do sector empresarial e da sociedade civil que, sem interesses empresariais, políticos ou religiosos, contribuem para o sucesso da iniciativa.
O objectivo do projecto é ajudar a equipar Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) e hospitais, através da aquisição e doação de equipamentos necessários ao reforço da capacidade de internamento destas estruturas, nomeadamente com a aquisição de camas articuladas manuais e eléctricas, guardas metálicas e colchões anti-escaras.
As ofertas e doações são entregues directamente nas EAR e nos hospitais, em função dos pedidos de ajuda recebidos e de acordo com as prioridades existentes no terreno. (Foto: ULS da Guarda)