Hotel Turismo novamente avaliado
Como era de esperar na conferência de imprensa de apresentação da recandidatura de Amaro à Câmara da Guarda, o futuro do Hotel Turismo também foi comentado, tendo o autarca informado que a secretária de Estado do Turismo lhe deu conhecimento que seria feita uma nova avaliação – que começou na passada Segunda-feira. O autarca espera que o valor da avaliação fique abaixo dos 1,7 milhões de euros.
O edifício foi vendido em 2010 pela Câmara da Guarda, então liderada pelo socialista Joaquim Valente, ao Turismo de Portugal, por 3,5 milhões de euros, para ser recuperado e transformado em hotel de charme com escola de hotelaria, mas o projecto não saiu do papel e o imóvel está de portas fechadas e a degradar-se.
Em 2015, a Direcção Geral do Tesouro e Finanças realizou uma hasta pública para venda do edifício que ficou deserta. O imóvel foi posteriormente colocado à venda, pelo valor de 1,7 milhões de euros, através de um concurso público de arrendamento com opção de compra, mas o processo caíu por terra.
Amaro afirma que a decisão de fazer nova avaliação já podia ter sido toamada há um ano. O autarca espera que no doa 28 de Abril – aquando da abertura da Feira Ibérica de Turismo – posasa ser assinado o contrato com a empresa que vencer o concurso.
«Eu vou devolver o hotel à Guarda, isso é clarinho como a água. É bom que tenham isso presente. Se a economia privada não comprar eu [em nome da Câmara] compro», disse Álvaro Amaro. O autarca esclareceu que «a Câmara hoje tem condições para adquirir o hotel» mas espera que «seja a economia privada a comprá-lo».